Folha de S. Paulo


Jean Paul Lebeau (1925-2017)

Mortes: Um escoteiro canadense que desbravou Marília

Arquivo Pessoal
Jean Paul Lebeau (1925-2017)
Jean Paul Lebeau (1925-2017)

Canadense de Montreal, Jean Paul Lebeau conhecia Marília, no interior paulista, como poucos. Por quatro décadas, foi o responsável por excursões que incluíam trechos de 20 km de caminhada e viagens a remo até cidades vizinhas. Os passeios, que chegavam a durar 25 dias, lhe deixaram familiarizado com cada vale e cachoeira da região.

Nascido e criado no gelado país na América do Norte, Jean Paulo chegou ao Brasil no início dos anos 1950. Membro da Ordem do Sagrado Coração, passou por algumas cidades mineiras dando aulas até chegar a Marília em 1962.

Como irmão Hermínio –nome religioso que recebeu– ele chegou ao Colégio Cristo Rei, fundado alguns anos antes, e assumiu as aulas de química, de desenho e, depois, de informática. As crianças logo o estavam chamado de Minhão –do apelido Mínio com o superlativo inspirado em sua alta estatura.

Além das aulas, também assumiu de imediato o grupo de escoteiros local. Minhão já tinha feito seu juramento aos 12 anos no seminário no Canadá, e virou diretor presidente do grupo de Marília. Era enérgico e disciplinador, como lembra o ex-aluno e escoteiro Tadeu, mas também cativante. "Era um construtivista. Nunca forçava, ele instigava. Nem a disciplina era uma obrigação, era uma consequência", explica o amigo Gustavo.

Aventureiro nato, nunca deixou de vez o grupo, mesmo com as dores nos joelhos após tantas caminhadas e alguns problemas de saúde após tanta água estranha tomada por aí, brinca Gustavo.

Morreu no dia 9, aos 92, de causas naturais. Deixa uma porção de alunos e amigos.

Arquivo Pessoal
Jean Paul Lebeau (1925-2017)
Jean Paul Lebeau (1925-2017)

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: