Folha de S. Paulo


Governo declara fim do surto de febre amarela e diz que ampliará vacinação

Alexandre Rezende - 17.jan.17/Folhapress
Mulher é vacinada contra febre amarela em posto de saúde de Piedade de Caratinga (MG)
Mulher é vacinada contra febre amarela em posto de saúde de Piedade de Caratinga (MG)

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (6) o fim do surto de febre amarela no país. O anúncio ocorre após o último caso da doença ter sido notificado em 16 de junho deste ano, no Espírito Santo -desde então, não houve novos registros, segundo a pasta.

Apesar da medida, o governo lançou um novo alerta para o aumento da cobertura vacinal como forma de evitar novos casos no próximo verão. Neste último surto, entre dezembro e junho, foram confirmados 777 casos e 261 mortes por febre amarela no país –é o maior número já registrado desde o início da série histórica, em 1980.

A pasta também confirmou que deve ampliar a vacinação em 2018 para crianças de nove meses em todo o país, independente de residirem ou não dentro das áreas de recomendação da vacina. A previsão de mudanças na vacinação já havia sido divulgada pela Folha em março deste ano.

Segundo a coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Carla Domingues, o objetivo é ter, pouco a pouco, um maior número de pessoas protegidas contra a doença no país.

Para os adultos, no entanto, a vacinação continuará a ser recomendada apenas para quem mora ou pretende viajar para áreas consideradas de maior risco para a doença. Hoje, municípios de 20 Estados fazem parte dessa lista –ficam de fora desse grupo Estados do Nordeste, que agora entrariam na vacinação infantil.

De acordo com Domingues, apesar da decisão de ofertar a vacina para todas as crianças já ter sido tomada, a pasta ainda deve avaliar, até o fim deste ano, como ocorrerá essa ampliação.

Uma das possibilidades é incluir a imunização para esse público dentro do calendário de vacinação em todo o país, de forma a fazer a oferta da vacina dentro da rotina dos postos de saúde. Outra é realizar campanhas específicas, modelo que seria eficaz para evitar desperdício de doses durante a vacinação em locais com menor demanda.

"Ainda não definimos qual a estratégia, se vamos fazer isso na rotina ou aproveitar a campanha de multivacinação em setembro e fazer uma campanha para essas localidades, uma vez que a vacina só pode ser utilizada após seis horas do frasco ter sido aberto", informou Domingues.

Além da organização da oferta da vacina para crianças, o Ministério da Saúde irá avaliar uma nova ampliação das áreas de recomendação da vacina. Inicialmente, a ideia é incluir mais municípios de São Paulo e Bahia, onde hoje a vacinação já tem sido ampliada devido à ocorrência de epizootias –morte de macacos com suspeita de febre amarela, o que indica a circulação do vírus.

"Estamos inaugurando uma nova fábrica [de produção de vacinas], e a partir do começo do ano produziremos 10 milhões de doses por mês. Aí poderemos avaliar a possibilidade de cobrir novas áreas", disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

BALANÇO E CAUSAS

Além dos 777 casos confirmados, o surto de febre amarela registrado neste ano ainda soma 213 casos em investigação, e que esperam por resultados de testes para definição. Outros 2.270 foram descartados após exames e 304 foram considerados inconclusivos –casos em que não foi possível ter evidências da infecção por febre amarela ou que não se encaixavam na definição de caso.

Em geral, a região Sudeste concentrou a maior parte dos registros confirmados, com 764 casos, seguido do Norte, com dez, e Centro-Oeste, com três casos. Os Estados mais atingidos foram Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Para técnicos do Ministério da Saúde, o alto número de casos neste ano pode ser explicado pela sazonalidade o surto, que costuma ocorrer a cada seis ou sete anos, somada à entrada em uma área suscetível ao vírus, com baixa cobertura vacinal.

"Febre amarela é uma doença que se comporta de forma cíclica. Já vínhamos observando epizootias de febre amarela em 2007 e 2009, culminando nesse aumento agora em 2017", afirma o diretor de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, João Paulo Toledo.

A mesma avaliação tem Carla Domingues, do PNI. "Na década de 40, tivemos a febre amarela nessa mesma região de agora. Estávamos praticamente há 60 anos sem o vírus naquela localidade", explica. Ainda segundo Toledo, o fim do surto já era esperado nesse período devido ao aumento na cobertura vacinal e ao inverno, quando o clima é mais desfavorável ao mosquito transmissor.

ALERTA

Apesar do fim do surto, o alerta para o aumento da cobertura vacinal ocorre uma vez que o país ainda registra ocorrências de epizootias. Segundo o ministério, o último caso foi registrado há duas semanas em uma área onde já havia recomendação de febre amarela.

Também há baixa cobertura vacinal em algumas regiões. De 1.121 municípios que tiveram a cobertura reforçada neste ano, localizados no Sudeste e Bahia, apenas 205 estão com a cobertura ideal, o equivalente a igual ou maior que 95%. Atualmente, a média de cobertura nestes locais é de 60,3%.

"A situação está sob controle, mas há uma grande preocupação porque a cobertura vacinal é baixa em muitos Estados. Estimularemos a todos os municípios e aumentar a cobertura vacinal para evitar que um novo surto possa ter os efeitos que nesse ano tiveram", disse o ministro Ricardo Barros.

Abaixo, entenda o que causa a doença, quais são os seus sintomas e o que fazer para evitá-la.

*

Ciclos de transmissão

Ciclos

-

Sintomas

Sintomas da febre

-

Prevenção

Vacinação
- Crianças: a partir dos 9 meses (6 meses em áreas de risco)
- Adultos não vacinados: uma dose

Para evitar picadas
- Repelente (evitar os que também têm protetor solar)
- Aplicar o protetor antes do repelente
- Não usar repelentes em crianças com menos de 2 meses
- Evitar perfume em áreas de mata
- Roupas compridas e claras (ou com permetrina)
- Mosqueteiros e telas

Controle do mosquito
- Evitar água parada e tomar os mesmos cuidados da dengue, porque há risco de a doença ser contraída pelo Aedes aegypti (o que não acontece no Brasil desde 1942)

Distância de áreas de risco
- Evitar áreas de mata com registros da doença; caso vá viajar a esses locais, tome a vacina ao menos dez dias antes

-

Tratamento

- É apenas sintomático, com antitérmicos e analgésicos (anti-inflamatórios e salicilatos como AAS não devem ser usados)
- Hospitalização quando necessário, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas
- Uso de tela, por exemplo, para evitar o contato do doente com mosquitos

-


Endereço da página:

Links no texto: