Folha de S. Paulo


Doria instala portões no Minhocão para evitar acesso de pedestres à noite

Rivaldo Gomes/Folhapress
Portões de ferro instalados pela prefeitura para fechar as entradas e saídas do Minhocão

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão de João Doria (PSDB), começou a instalar portões que vão limitar o acesso de pedestres ao parque Minhocão durante a noite.

A administração municipal não informou quando os portões começarão a ser usados nem qual o horário em que os portões serão fechados e reabertos nos finais de semana.

Fechado aos sábados a partir das 15h, durante todo o domingo e nos dias de semana das 21h30 às 6h30, o elevado João Goulart, no centro de São Paulo, se tornou oficialmente um parque da cidade em março do ano passado, durante a gestão Fernando Haddad (PT).

SEGURANÇA

O fechamento, segundo a prefeitura, se dá por motivos de segurança.

"A iniciativa visa impedir o acesso de pessoas ao local no período noturno, horário em que a via está fechada, como medida de segurança para os moradores e a população em geral", disse, em nota, a Secretaria das Prefeituras Regionais.

As prefeituras regionais da Lapa e da Sé, responsáveis pela instalação dos portões, também afirmaram, na mesma nota, que a medida segue a "considerações e sugestões do Ministério Público".

A gestão Doria também não informou se irá seguir a outras propostas apresentadas pela Promotoria, nem se haverá qualquer restrição a atividades culturais e esportivas feitas no parque nos finais de semana.

Em reunião em setembro do ano passado, o promotor Cesar Martins, de Habitação e Urbanismo, sugeriu em reunião a instalação dos portões para, segundo ele, "isolar o Minhocão durante os períodos em que não haverá eventos nem comparecimentos espontâneos". Ele também sugeriu a construção de gradis mais altos para evitar a queda de pessoas.


Endereço da página: