Folha de S. Paulo


Bandidos furtam quatro aves e cinco ovos raros do zoológico de São Paulo

Glória Jafet/Divulgação
Cisne-do-pescoço-preto está entre as aves roubadas do zoológico de São Paulo nos últimos meses
Cisne-do-pescoço-preto está entre as aves roubadas do zoológico de São Paulo nos últimos meses

O Zoológico de São Paulo, na Água Funda, na zona sul de São Paulo, foi alvo de ladrões que furtaram quatro aves e cinco ovos de espécies consideradas raras, no período entre maio a agosto deste ano. Ninguém foi preso. O crime foi divulgado na última semana.

De acordo com a administração do zoológico, foram furtados um cisne-preto e um de pescoço-preto, além de dois gansos-australianos. Cada animal custa, em média, R$ 1.500.

O zoológico explicou que o primeiro caso aconteceu em 28 de maio quando funcionários foram ao local reservado à reprodução das aves, a que o público não tem acesso, e notaram que faltavam dois gansos-australianos da espécie Cereopsis novaehollandiae. Segundo a administração, funcionários realizavam buscas, quando notaram que a cerca estava danificada e havia marcas de pisadas na vegetação.

O segundo caso aconteceu no em 24 de junho quando, desta vez, os funcionários notaram que faltavam cinco ovos de cisnes-de-pescoço-preto que estavam no ninhos, mesmo local dos gansos furtados.

Os seguranças notaram que a tela estava danificada e havia um espaço entre a cerca de tela e o arame. A equipe também verificou que uma pequena trilha ligando o muro e a área pode ter sido usada pelos ladrões para invadir o local.

O último furto aconteceu dia 13 deste mês, quando um cisne-preto, da espécie Cygnus atratus, e um cisne-de-pescoço-preto, do tipo Cygnus melanocoryphus, desapareceram. Neste caso não foram notados nada de diferente no local. Os seguranças fizeram buscas, mas não encontraram as duas aves.

Os casos foram registrados como furto e são investigados pelo 83º DP (Parque Bristol) que não divulgou nenhuma informação para não atrapalhar a investigação.

O zoológico disse que o parque conta com equipe de segurança efetiva e terceirizada durante o dia e a noite, além de câmeras de segurança.


Endereço da página: