Folha de S. Paulo


Sem resolver problemas de SP, Doria viaja em dia útil para eventos políticos

Danilo Verpa/Folhapress
SAO PAULO - SP - 14.08.2017 - Semafaro quebrado na avenida Sao Joao com rua Ana Cintra no centro de SP.(Foto: Danilo Verpa/Folhapress, COTIDIANO)
Semáforo quebrado no cruzamento entre a avenida São João e a rua Ana Cintra, no centro de SP

Por causa do entupimento de uma galeria, em Pinheiros, a cuidadora de idosos Ilda Vilanova, 50, atravessava aos pulos uma esquina alagada às 16h30 da última segunda-feira (14). A aproximadamente 1.700 km dali, no mesmo horário, o prefeito de São Paulo visitava uma emissora de TV em Palmas (TO), em parte de agenda político-partidária.

Naquele mesmo dia, ainda no Tocantins, João Doria era recebido por uma claque uniformizada que carregava faixas com as inscrições "Queremos Doria presidente", enquanto moradores de um prédio na Bela Vista, no centro paulistano, relatavam à Folha o descaso da gestão do PSDB com os riscos de desabamento após a queda de um muro.

Desde que assumiu o cargo, há quase oito meses, Doria não conseguiu mudar o cenário geral de semáforos quebrados, praças e parques com falhas de zeladoria e ruas e avenidas esburacadas.

Nesta semana, ele reservou dois dias para agendas em outros Estados, o que ajuda a projetar seu nome no cenário nacional com vistas à eleição do ano que vem.

Doria trava disputa silenciosa com o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), seu padrinho político.

'GESTOR DA CIDADE'

Na segunda, enquanto o tucano visitava Palmas, e nesta quarta-feira (17), quando esteve em Natal (RN), a Folha acompanhou a rotina da capital e ouviu moradores afetados por uma série de problemas. Em linhas gerais, ao serem informados sobre as viagens do tucano, eles cobraram um Doria prefeito e "gestor da cidade."

Pesquisa Datafolha realizada em abril mostrou que a maioria dos moradores (55%) da cidade rejeitava a possibilidade de o prefeito deixar o cargo no ano que vem para ser candidato a governador ou a presidente.

Por isso, ainda na segunda-feira à noite, diante de cobranças nas redes sociais, ele publicou um vídeo para dar explicações sobre a agenda lotada em Palmas. Ele diz ter viajado a fim de buscar exemplos para São Paulo na área de educação, bancando as viagens do seu próprio bolso.

Na mensagem, ele mostrou seu smartphone e disse ser possível comandar a maior cidade do país a distância.

"Não há nenhum impedimento para a viagem de um prefeito. Hoje o mundo é digital. Por aqui [pelo celular], você acompanha tudo, participa de tudo", disse, ao classificar sua gestão como descentralizada e moderna.

"Vejo o prefeito colocar roupa de gari, mas aqui ele não vem resolver o nosso problema. Ele é prefeito, não presidente. Deveria estar em São Paulo cuidando da cidade", disse o engenheiro de sistemas Rodolfo Terra, 33.

Ele é o síndico de um prédio na Bela Vista, região central de São Paulo, em uma rua na qual quatro casas foram interditadas após um desabamento de um muro em maio. Os escombros estão espalhados pela rua, e os vizinhos temem que, sem a construção de uma nova contenção, ocorra um novo deslizamento.

Enquanto isso, a terra engoliu a calçada e parte da rua, o que provocou acidentes de carro e acúmulo de água. A prefeitura diz que a responsabilidade da reforma do local é do proprietário.

TRAVESSIAS

Nesta quarta (16), Doria cruzou com um jatinho particular cerca de 2.900 km durante a manhã para receber o título de cidadão natalense, na capital do Rio Grande do Norte. À tarde, almoçou ali com empresários e visitou uma grande indústria varejista.

No centro de São Paulo, a vendedora Rosilene de Carvalho, 40, tinha dificuldade para atravessar a rua Veridiana com seu bebê no carrinho. Aquele semáforo e outros pela cidade estão apagados. "Isso é falta de consideração da prefeitura", diz ela.

O taxista Ricardo Cortez, 37, diz que o semáforo está apagado "há vários meses". "[O prefeito] tem que mostrar muita coisa aqui para pensar em nível nacional", diz. À rádio CBN o prefeito disse que a cidade não é um império "em que há um imperador que fala e manda e apenas ele tem o poder de decidir". "Eu tenho uma ótima equipe de governo". Sobre as pretensões políticas, disse: "O futuro a Deus pertence".

Em nota, a prefeitura disse que "tentar desqualificar as viagens a partir de depoimentos isolados de moradores é algo que (...) demonstra falta de entendimento da dinâmica da gestão municipal". "Os problemas citados, aliás, são situações que demandam atuação das prefeituras regionais e de secretarias", e não a presença de Doria –problemas para os quais, diz, as soluções estão sendo adotadas.

Para o cientista político Marco Antonio Teixeira, da FGV, a imagem dele pode ser afetada com essas viagens. "A prefeitura está tendo dificuldade para enfrentar problemas básicos. Quando o cidadão vê o prefeito recebendo título de cidadão num lugar, sendo recebido como candidato a presidente em outro, é óbvio que a cobrança começa a surgir", diz.

"A impressão que fica é que ele está com uma agenda que não tem a prefeitura como futuro", afirma.

No parque Pinheirinho D'Água, em Taipas (zona norte), tem mato alto, cães abandonados e um vigia solitário. A técnica de enfermagem Valdirene Gomes, 39, evita entrar ali e entende as andanças de Doria. "Se viajou a trabalho, faz parte da política, né? Acho que ele quer ser presidente. Está jogando as fichas dele."


Endereço da página:

Links no texto: