Folha de S. Paulo


Presídio de Franco da Rocha tem fuga de 26 presos; 19 já foram recapturados

O CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, registrou fuga de 26 detentos no final da noite desta terça-feira (15). A unidade de regime semiaberto tem capacidade para 1.738 detentos, porém, no momento da fuga, apenas 356 se encontravam no local.

Os outros 1.382 presos estavam em saída temporária pelo indulto de Dia dos Pais e tinham retorno programado para esta quarta (16).

Pela manhã, a Secretaria da Administração Penitenciária informou que 27 detentos haviam escapado da unidade, mas uma nova recontagem feita na manhã desta quarta localizou um preso dormindo dentro de uma cela.

Até o momento, dos 26 foragidos, 19 foram recapturados. A Polícia Militar faz busca pelos sete que ainda não foram localizados. A pasta que administra o sistema prisional no Estado também disse que os detentos serraram as grades e pularam o alambrado em direção à mata. Por ser uma unidade de regime semiaberto, não há vigilância armada ou cerca muralhada.

Também não há informações se os presos pertenciam a algum grupo ou facção em comum.

Os presos do regime semiaberto só podem sair durante o dia para realizar atividades se tiverem autorização judicial. Eles também precisam apresentar um comprovante de proposta de trabalho ou matrícula de instituição de ensino que justifique a saída da unidade. Os 356 presos que estavam no CPP, quando ocorreu a fuga, ainda não tinham obtido esta autorização e não tinham direito à saída temporária.

A Secretaria informou que todos os que fugiram perderam o direito ao regime semiaberto e vão regredir ao regime fechado, sendo transferidos para a Penitenciária 3 de Franco da Rocha.

Reprodução/TV Globo
Carro da polícia entra no CPP de Franco da Rocha que registrou fuga de 27 presos na noite desta terça
Carro da polícia entra no CPP de Franco da Rocha que registrou fuga de 26 presos na noite desta terça

OUTRA FUGA

Esta é a segunda fuga registrada em menos de um ano no CPP de Franco da Rocha. Em dezembro do ano passado, outros 27 presos escaparam da unidade prisional.

Para fugir, os detentos serraram as grades e pularam o muro do local durante a madrugada.

Segundo a SAP, as unidades de regime semiaberto, por determinação da legislação brasileira, não possuem vigilância armada nem são cercadas por muralhas. Essa situação facilita a concretização de planos de fuga.

Franco da Rocha possui sete unidades prisionais e o CPP onde houve a fuga desta terça não faz parte de algum complexo que abrigue as demais.


Endereço da página:

Links no texto: