Folha de S. Paulo


Trens do Metrô e da CPTM circulam com restrições neste domingo em SP

Zanone Fraissat/Folhapress
Estação da Luz Vaos entre trem e plataforma na CPTM sao enormes, e perigosos para os passageiros.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, COTIDIANO)***EXCLUSIVO***
Estação da Luz, em São Paulo

Quem utilizar os trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) neste domingo (13) de Dia dos Pais em São Paulo e Grande São Paulo, precisa ficar atento às alterações na circulação das linhas por conta de obras no sistema.

A CPTM tem intervenções em cinco das seis linhas para ações de manutenção, além das obras da futura linha 13-Jade. Já no Metrô as mudanças afetam as linhas 4-Amarela 15-Prata.

Tanto o Metrô como a CPTM recomendam que os usuários planejem suas viagens com antecedência para evitar atrasos.

METRÔ

No domingo, as estações Luz e República da linha 4-Amarela não vão operar por conta das obras de construção das futuras estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. A circulação será normal na linha entre as estações Paulista e Butantã.

De acordo com o Metrô, os usuários que desejarem acessar as estações Luz e República nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha deverão utilizar as outras integrações possíveis no próprio sistema.

Já as duas estações da linha 15-Prata, Vila Prudente e Oratório, ficarão fechadas das 4h40 às 16h para testes do novo sistema de controle de trens. Ônibus do sistema Paese vão funcionar durante esse período e transportar gratuitamente os usuários entre as duas estações.

O Metrô informa ainda que as alterações no funcionamento das vias serão anunciadas em mensagens sonoras dentro e fora dos trens, além de cartazes nas estações e informativos nas redes sociais. Outras dúvidas podem ser sanadas por meio da Central de Informações do Metrô (0800-770-7722), diariamente das 5h30 23h30, e na Central de Atendimento da Via Quatro (0800-770-7100), que aos finais da semana atende das 8h às 18h.

CPTM

A Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) recebe obras de modernização de via permanente entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis. Por esse motivo, o intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras, e de 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato durante o dia todo.

A linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi) terá intervalo médio de 20 minutos entre os trens durante o dia todo por obras de modernização de estações e de manutenção na rede aérea. Na linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), das 7h às 17h, o intervalo também será de 20 minutos entre entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra, que recebe intervenções no equipamento de via permanente.

O intervalo entre os trens da linha 9-Esmeralda (Grajaú-Osasco) será de 15 minutos devido a trabalhos na região da estação Santo Amaro. A limitação deve ir das 8h às 22h.

Já quem for utilizar a linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) vai encontrar intervalo médio de 25 minutos entre os trens durante o dia todo. Além de intervenções entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, também estão em curso as obras da futura linha 13-Jade.

Para maiores informações, a CPTM orienta o usuário a ligar para o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


Endereço da página: