Folha de S. Paulo


Luiz Alberto Chavão de Oliveira (1946-2017)

Mortes: Luiz Grande fez da vida no subúrbio um samba

Rafael Luvizetto/ Coletivo Sindicato do Samba
Luiz Alberto Chavão de Oliveira (1946-2017)
Luiz Alberto Chavão de Oliveira (1946-2017)

O caviar ele apenas ouviu falar. Teve que lutar pela vida desde criança. Mas no fim de semana, com muito pagode e cerveja gelada, admitia que era um suburbano feliz.

Essas são algumas frases dos sambas escritos por Luiz Alberto Chavão de Oliveira, mas poderiam ser descrições de sua vida e de outros moradores do subúrbio carioca.

Luiz Grande, como ficou conhecido por causa de sua estatura, nasceu em Copacabana, mas cresceu mesmo em Maricá (RJ). Aos 18, deixou a casa da mãe e foi trabalhar, primeiro no Cadeg (mercado municipal do Rio), depois no táxi, onde se estabilizou.

À noite, dava uma escapada para o samba, tendo passado pela ala de compositores do bloco Coração de Meninas e, mais tarde, da tradicional Imperatriz Leopoldinense.

Suas músicas, sempre com um toque de humor e crítica social, chamaram a atenção de outros músicos, principalmente, depois que João Nogueira gravou sua "Maria Rita", em 1978. Vieram então "Xô, gafanhoto", gravada por Beth Carvalho; "Minha Alegria", pelo Fundo de Quintal; "Caviar", pelo Zeca Pagodinho. A lista é bastante longa.

Com seu jeito quieto, era conhecido por alguns jargões, como o "Ooooba" e o "Na Gloria", e não dispensava a cachacinha e o cigarro.

Fez parte do Trio Calafrio e lançou um disco solo em 2005 –o segundo estava previsto para o próximo ano. Mas Luiz Grande nunca conseguiu viver da música. Saiu de cena sem que o grande público o ligasse aos seus sucessos.

Morreu dia 27, um dia após completar 71 anos, após agravamento da diabetes. Deixa a mulher, Doris, filhos e netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: