Folha de S. Paulo


Ivan Souza Moraes (1945-2017)

Mortes: Educador, foi militante de múltiplas bandeiras

Arquivo pessoal
Ivan Souza Moraes (1945-2017)
Ivan Souza Moraes (1945-2017)

Ivan Souza Moraes sempre honrou as causas de sua militância: igualdade racial, justiça social ou meio ambiente.

Foi em São Paulo que descobriu sua veia ativista. Natural do Rio, desembarcou na capital paulista em busca de trabalho na área de energia, na qual fizera curso técnico. A vida paulistana e o contato com livros de temática social fizeram com que se envolvesse com movimentos populares.

Tinha como principais bandeiras a luta por melhores condições para catadores de lixo e moradores de rua, questões de saneamento básico e economia de água.

O espírito jovem não arrefeceu nem com o passar dos anos. "Ele gostava de dialogar com a juventude, me perguntava o que estava acontecendo", lembra a neta, Natasha. Era um inspirador para as novas gerações –estava sempre presente em debates e rodas de conversa para compartilhar suas experiências.

Com mais de 50 anos, decidiu estudar gestão ambiental e, depois de formado, tornou-se consultor de empresas.

Era um devorador de cultura em quase todas as mídias: discos (colecionava de MPB a Beatles), livros, revistas, jornais, rádio. Tinha resistência apenas à televisão.

Ivan é lembrado pelos amigos como generoso e exímio contador de histórias. Era uma figura presente –sempre os visitava ou promovia encontros em bares e padarias.

Como pai e avô, também tinha sua bandeira: o incentivo aos estudos. A neta, Natasha, seguiu seus passos e hoje é educadora.

Morreu no último dia 28, aos 71, após uma parada cardíaca. Deixa uma filha, duas irmãs e uma neta.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: