Folha de S. Paulo


Durante visita, Temer diz que planeja manter tropas no Rio em 2018

Ian Cheibub/Folhapress
Presidente Michel Temer faz pronunciamento sobre o uso das Forcas armadas no estado do Rio
Presidente Michel Temer faz pronunciamento sobre o uso das Forcas armadas no estado do Rio

O presidente Michel Temer esteve no Rio, na tarde deste domingo (30), para sobrevoar as áreas do Estado em que as tropas federais atuarão na operação iniciada na última sexta-feira (28).

Durante a visita, Temer confirmou que pretende estender no ano que vem a autorização para as Forças Armadas atuarem na segurança pública do Estado.

O documento que permitiu a presença dos militares nas ruas é válido apenas até o fim do ano. Mas, segundo Temer, isso ocorreu apenas por uma questão orçamentária. Ele quer que as tropas federais continuem no Rio também em 2018.

"No decreto assinado na sexta-feira [28] eu fixei, por razões do ano fiscal, que ele se dará até 31 de dezembro de 2017, mas nada impedirá que no começo do ano nós renovemos o decreto para até o final de 2018" afirmou em pronunciamento a imprensa na sede do Comando Militar do Leste, que coordena a ação militar no Rio. O presidente não respondeu a perguntas dos jornalistas.

"Nada impedirá que essa cooperação possa continuar nos próximos anos", disse o presidente .

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, já tinha declarado na sexta, quando começaram as operações, que o plano era que a presença das Forças Armadas fosse estendida para 2018.

Jungmann foi um dos ministros que acompanhou Temer no Rio neste domingo. Também estavam na comitiva Torquato Jardim (Justiça), Henrique Meirelles (Fazenda) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da presidência).

O grupo teve um rápido briefing do Exército sobre a operação, ao lado do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito da capital, Marcelo Crivella.

Antes, o presidente sobrevoou áreas centrais do Rio e também municípios da Baixada Fluminense, que serão foco da atuação das forças federais.

Temer disse ainda que soube pelas autoridades do Estado que em três dias de operação já houve redução nos índices de roubo de carga no Rio. Ele divulgou os dados.

PREOCUPAÇÃO

Segundo o presidente, a segurança pública é uma preocupação do governo federal. Ele disse que a operação em curso estava em discussão há seis meses no Planalto.

"Os acontecimentos recentes dizem respeito à insegurança que grassava o Estado do Rio de Janeiro. É uma preocupação de todos os brasileiros e particularmente o governo federal", disse.

Desde sexta-feira que 10 mil das Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional reforçam a segurança do Rio. Num primeiro momento, militares com tanques de guerra e pesado armamento se fizeram notar pela população com uma presença ostensiva nas ruas.

A ideia é que em breve eles deixem as ruas e passem a atuar junto às polícias em operações de combate ao crime organizado, cujo objetivo é reduzir a quantidade de armas e drogas do poder paralelo.


Endereço da página:

Links no texto: