Folha de S. Paulo


Avenida Sapopemba segue cheia de buracos após mutirão em São Paulo

Rivaldo Gomes/Folhapress
Buraco na Avenida Sapopemba, na zona leste da capital paulista
Buraco na Avenida Sapopemba, na zona leste da capital paulista

Apesar do mutirão tapa-buracos anunciado no último dia 13 pela gestão João Doria (PSDB), a avenida Sapopemba, na zona leste da capital paulista, permanece com muitos buracos em seu asfalto. Segundo a prefeitura, a via seria a primeira beneficiada pelo programa que deve destinar R$ 10 milhões do fundo de multas para a operação de reparos.

A ação começou no dia 15 e duraria uma semana, segundo o vice-prefeito e secretário das prefeituras regionais Bruno Covas (PSDB). Os reparos seriam feitos em toda a sua extensão —cerca de 20 km. Ao todo, afirmou a prefeitura, dez equipes com 12 trabalhadores cada uma, fariam os reparos.

Na manhã de desta segunda (24), no entanto, a reportagem do Agora constatou que, apesar dos sinais de recapeamento recente em alguns pontos, o asfalto da avenida tinha diversos buracos, muitos próximos aos consertos. Os reparos foram feitos no início da avenida e na região de São Mateus (zona leste).

Havia diversos trechos esburacados entre a altura dos números 2.000 a 3.000 e 6.000 a 8.000. Outros buracos grandes no asfalto foram vistos próximo às alturas dos números 9.500, 11.000, 13.500, 16.000 e 19.000.

O asfalto da avenida tem também outros problemas, como ondulações, rachaduras e a falta de sinalização em lombadas e de separação das pistas, inclusive entre os sentidos opostos das pistas.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Pedestres caminham ao lado de trecho esburacado na altura do número 3.721 da via
Pedestres caminham ao lado de trecho esburacado na altura do número 3.721 da via

LÍDER EM BURACOS

Reportagem do Agora, publicada no dia 11 mostrou que a avenida Sapopemba liderava os pedidos de tapa-buraco no primeiro semestre deste ano.

Segundo o levantamento, 673 reclamações sobre falhas no piso asfáltico faziam menção à avenida. No dia seguinte, o Agora mostrou que a gestão Doria havia cortado ou reduzido o serviço em nove regionais. Logo em seguida, a prefeitura anunciou o uso da verba de multas no serviço de tapa-buraco e o mutirão na avenida Sapopemba.

Dono de um bar na avenida Sapopemba, próximo ao terminal de ônibus de São Mateus, o comerciante Lauro Silvério da Silva Júnior, 29 anos, afirma que as más condições do asfalto da via causam muitos acidentes. "Eu mesmo há cerca de um mês rasguei dois pneus e amassei duas rodas do meu carro em um acidente por causa dos buracos", diz.

Ele conta que um amigo também sofreu um acidente de moto provocado por problemas no asfalto da avenida. Para Júnior, não basta fazer a operação tapa-buracos, o serviço precisa ter qualidade. "Eles cobrem tudo em um dia e os buracos já abrem de novo alguns dias depois", diz o comerciante.

Morador na altura do 20.000, o aposentado Cícero Abrão, de 71 anos, diz que não viu o trabalho ser feito na região. "Pode ser que ainda venham fazer", diz. Ele costuma percorrer a avenida de ônibus e afirma que a situação é muito ruim. "Os ônibus balançam, não há carro que aguente essa condição do asfalto", afirma.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da gestão João Doria, afirmou por meio de nota que os locais apontados pela reportagem na avenida Sapopemba serão vistoriados e que os buracos serão tapados "o mais breve possível".

Segundo a nota, a avenida recebe "serviços de zeladoria semanalmente". O texto não faz menção ao prazo de uma semana para a conclusão do mutirão. A secretaria afirmou que recebeu "aporte R$ 10 milhões para ser aplicado integralmente no tapa-buracos da capital, inclusive, desde o última dia 15, com operações de tapa-buracos constantes na avenida".

Sobre a falta de pintura das lombadas e da separação de faixas, a prefeitura disse que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai "realizar vistoria na avenida Sapopemba. "Se necessário, serão elaborados projetos de implantação e revitalização das sinalizações de solo e placas", disse.

Afirmou ainda que os agentes de trânsito da CET monitoram e fiscalizam diariamente a avenida e que um trecho está passando por obras do governo do Estado, para a construção da linha da linha 15-prata do monotrilho.


Endereço da página: