Folha de S. Paulo


Mortes no trânsito têm maior alta mensal em SP desde o início do ano

O total de mortes em acidentes na capital paulista cresceu 23,9% em junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016. Foram 83 mortes contra 67 no mesmo mês do ano passado, de acordo levantamento do Infosiga, banco de dados do governo estadual.

Segundo o balanço, o número de mortes entre homens é superior ao de mulheres. Enquanto foram registradas 70 vítimas do sexo masculino, a quantidade de mulheres foi de 13. Mais de 30% das vítimas que tiveram a idade revelada tinham entre 18 e 29 anos.

O atropelamento foi a causa de morte mais recorrente no trânsito da cidade, conforme o levantamento do órgão estadual. Foram ao menos 34 acidentes do tipo, mesmo número registrado em junho de 2016. A quantidade de vítimas que pilotavam ou estavam na garupa de motocicletas subiu 55% ao comparar com junho de 2016. Foram 31 mortes contra 20 do ano passado.

Reprodução - 29.mai.17/TV Globo
Bombeiros resgatam feridos de acidente na marginal Tietê, em 29 de maio, em São Paulo
Bombeiros resgatam feridos de acidente na marginal Tietê, em 29 de maio, em São Paulo

Os dados apontam que é a maior alta mensal de mortes em acidentes desde que o prefeito João Doria (PSDB) assumiu a prefeitura, em janeiro de 2017. Na ocasião, também houve o aumento de velocidade das marginais. Somando os acidentes na Tietê e Pinheiros, já ocorreram 12 mortes de motociclistas neste ano.

Os dados apresentados nesta quarta (19) mostram que o número total de mortes registrou um aumento no acumulado entre janeiro e junho, em comparação com o mesmo período no ano passado. No primeiro semestre de 2017, foram 482 óbitos frente a 476 ocorridos nos seis primeiros meses de 2016.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), sob gestão João Doria (PSDB), diz que para aumentar a segurança no trânsito, adotou medidas, como o aumento no tempo de travessia de pedestres em semáforos, e restringiu a circula­ção de motos na pista central da marginal Tietê. A pasta não quis comentar os dados do Infosiga, mas disse que "são uma contribuição para a análise dos acidentes ocorridos na cidade".

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito disse que trabalha para viabilizar ações de redução de acidentes.


Endereço da página:

Links no texto: