Folha de S. Paulo


Grupo incendeia ônibus após suspeito ser morto pela PM na zona norte de SP

Reprodução/TV Globo
Ônibus é queimado em protesto na zona norte de SP após morte de suspeito em confronto com a polícia
Ônibus é queimado em protesto na zona norte de SP após morte de suspeito em confronto com a polícia

Um ônibus foi incendiado na noite desta sexta-feira (14) durante um protesto no Jardim Peri, zona norte de São Paulo. Manifestantes também jogaram pedras contra o carro dos bombeiros e a polícia usou bombas e gás de pimenta para dispersar o grupo.

O protesto teve início por volta das 18h20, na avenida Maria Antônia Martins. Informações preliminares da PM, apontam que o ato foi motivado pela morte de um suspeito de tráfico de drogas durante tiroteio com homens da Rota (unidade de elite da polícia) na manhã desta sexta.

Segundo a polícia, agentes averiguavam uma denúncia de tráfico de drogas, por volta das 10h30, quando um homem, apontado como segurança do ponto de venda de entorpecentes, atirou contra eles. A PM revidou e acabou atingindo o suspeito. Ele foi socorrido, mas não resistiu.

No protesto desta noite, um grupo de pessoas incendiou um ônibus que operava na linha 1759-10 (metrô Santana-Jardim Peri). A SPTrans afirmou, em nota, que acionou a Secretaria de Segurança Pública solicitando "reforço no policiamento preventivo para a operação na região".

Segundo a PM, foram montadas barricadas em algumas vias da região, mas até a 1h20 de sábado (15) não havia registro de pessoas feridas ou detidas por conta dos atos de vandalismo.

Entre a noite de terça (11) e a madrugada de quarta-feira (12), outros três coletivos também foram incendiados na capital paulista –dois na av. Celso Garcia, no Brás (centro) e outro na rua Lótus Azul, Cidade Ipava (zona sul). Ao menos um dos casos também ocorreu em retaliação à morte de um homem em confronto com a polícia.


Endereço da página:

Links no texto: