Folha de S. Paulo


Cinco cidades de Santa Catarina têm queda de neve a 12 dias do inverno

vídeo - neve em SC

A 12 dias do início do inverno, pelo menos cinco cidades da serra catarinense registraram neve no início da tarde desta sexta-feira (9), na primeira ocorrência do fenômeno neste ano no Estado.

A neve ocorreu em Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Irani, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima em Santa Catarina.

Em Urupema, nevou entre 12h e 13h30. O fenômeno foi visto com mais intensidade no Morro das Torres, a sete quilômetros do centro da cidade. Segundo a prefeitura, o local está a 1,7 mil metros acima do nível do mar.

Turistas disseram que a neve começou a cair de maneira fraca, mas ao fim da ocorrência chegou a acumular sobre os carros.

"Eu achei o máximo. Parece que não estava no Brasil", disse o comerciante Paulo de Matos, 42.

Morador de Itajaí, no litoral catarinense, ele viajou à serra com a mulher e dois filhos "só para ver a neve".

ACÚMULO

Em São Joaquim, a neve começou por volta das 13h. O fenômeno durou cerca de 50 minutos e foi percebido inclusive em áreas do centro da cidade.

A neve não chegou a acumular no chão, mas foi considerada de intensidade incomum para esta época do ano pelos meteorologistas.

"A nebulosidade passou rápido. Por isso não houve acúmulo", disse o meteorologista Erikson de Oliveira, da Epagri/Ciram.

Havia previsão de neve para cidades da serra desde quarta-feira (7), por isso muitos turistas estão na região. Segundo o sindicato dos hoteleiros, a ocupação estava em 75%.

De acordo com a Epagri/Ciram, a neve ocorreu por causa da combinação entre frio intenso, provocado pela entrada de uma massa de ar frio, e chuva, que atinge o Estado desde o fim de maio.

Não há nova previsão de neve para junho. Há possibilidade de ocorrência em julho e agosto, segundo o órgão.

A Epagri/Ciram não detalhou como foi o fenômeno em Urubici, Bom Jardim da Serra e Irani.

CHUVA

A neve chega a Santa Catarina ao fim de um período intenso de chuva que provocou enchentes no Estado.

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, nos oito primeiros dias de junho choveu duas vezes mais que o normal para o mês inteiro.

O relatório da Defesa Civil estadual divulgado às 8h desta sexta indica que a chuva provocou estragos em 97 das 295 cidades do Estado.

A mais atingida foi Rio do Sul, no vale do Itajaí, onde a rotina só começou a ser restabelecida na quinta-feira (8).

O balanço oficial mostra que, em todo o Estado, 21,6 mil pessoas precisaram se abrigar na casa de parentes e que 2,6 mil ficaram em abrigos públicos.

Ao todo, 9,1 mil residências foram atingidas.


Endereço da página:

Links no texto: