Folha de S. Paulo


Posts e vídeos de Doria nas redes sociais omitem temas espinhosos

Desde que assumiu a prefeitura em 1º de janeiro, o tucano João Doria passou a usar seus canais particulares em redes sociais para divulgar diferentes ações à população. O que se tem visto ao longo desses quase cinco meses, porém, é que essa ferramenta pessoal do prefeito é utilizada apenas para uma prestação de contas parcial da gestão.

Seus posts no Facebook quase nem resvalam em temas espinhosos à prefeitura. Desde domingo (21), por exemplo, quando uma ação policial prendeu traficantes e desmontou a feira de drogas a céu aberto na cracolândia do centro de São Paulo, os quase 3 milhões de seguidores do prefeito recebem informações limitadas do tema.

Nas postagens de Doria, a situação é de parceria com o Estado, ação "eficiente" e "acolhimento" dos moradores. Já nas ruas do centro há desarticulação entre governo e prefeitura, pessoas feridas em demolição feita às pressas e a formação de uma nova cracolândia a apenas 400 metros daquela decretada como extinta pelo próprio prefeito.

O tucano havia feito quatro publicações sobre a ação até esta quinta (25). Na primeira, no domingo, ele anda pela região já esvaziada, mas ainda coberta de lonas e lixo, e afirma que a "operação urbana começa agora, acelerando para o bem de São Paulo". Um dia depois, exibe uma foto do "antes e depois" da rua da cracolândia, ignorando os usuários que continuaram usando drogas no centro.

Quando a atuação da prefeitura –que não seguiu o plano de cadastramento e assistência a dependentes combinado com órgãos civis– passou a ser criticada, porém, os posts cessaram. Só voltaram dois dias depois, explicando ações futuras para usuários.

Nesta quinta, Doria exibiu vídeo de um morador que mostra crianças brincando na rua da antiga cracolândia. Não é a primeira vez que o prefeito se esquiva de temas polêmicos em sua página pessoal. No caso da zeladoria, são exaltadas operações do programa Cidade Linda, mas esquecidos matagais em regiões afastadas do centro.

Sobre as marginais, Doria apresenta novos uniformes e veículos doados pela iniciativa privada. Esquece que os acidentes vêm subindo mês a mês após o aumento dos limites de velocidade nas vias.

*

ACIDENTES NAS MARGINAIS

Rubens Cavallari - 9.mar.2017/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 09.03.2017: ACIDENTE-SP - Acidente entre moto e carro na pista expressa, sentido Castelo Branco, da marginal Pinheiros, próximo à avenida das Nações Unidas, na zona sul de São Paulo. Uma das novas viaturas da CET atende a ocorrência pela Operação Marginal Segura. (Foto: Rubens Cavallari/Folhapress)
Acidente em março na pista expressa da marginal Pinheiros

Dados da Polícia Militar mostram que os acidentes com vítimas nas marginais Tietê e na Pinheiros cresceram 43% nos três meses seguintes ao aumento das velocidades, em 25.jan. As ocorrências com mortes subiram de 6 para 9. Nos últimos três meses, o prefeito só fez posts sobre as vias para anunciar o programa Cidade Linda e os novos veículos e uniformes doados por empresas à CET

- Acidentes com vítimas nas marginais, entre fevereiro e abril

-

FALHAS NOS SEMÁFOROS

Bruno Santos - 21.mar.2017/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 21.03.2017: TRÂNSITO-SEMÁFORO - Semáforo de trânsito não operante na esquina da rua João Teodoro com a avenida Valtier em São Paulo. (Foto: Bruno Santos/Folhapress)
Semáforo de trânsito não operante causa transtorno no centro de São Paulo

Contratos para manutenção de semáforos, que venceram no fim da gestão Haddad (PT), não foram renovados até hoje por Doria. Enquanto isso, vários cruzamentos têm aparelhos quebrados há meses, e a CET improvisa os reparos com equipe reduzida. O edital, lançado pelo prefeito apenas em março, foi suspenso pelo TCM por falhas. Nas redes sociais, não há nada sobre o assunto.

- Média de falhas em semáforos por dia, de janeiro a março

-

MATOS E PARQUES

Zanone Fraissat/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 12.05.2017: CIDADE-SP - Mato alto ao lado de escola na rua Feliciano de Mendonça, no Jardim São Paulo na zona leste de São Paulo. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)
Mato alto ao lado de escola na zona leste de São Paulo

Doria faz posts semanais sobre o programa Cidade Linda, de zeladoria, que é uma das principais apostas de sua gestão. Ele não cita, no entanto, matagais relatados por moradores em áreas afastadas do centro expandido. Também não diz que equipes que fazem a capinação municipal foram reduzidas e não cita parques na região central que estão há 9 meses sem vigilantes

- Orçamento para manutenção de parques, em R$ milhões

-

RUAS ESBURACADAS

Danilo Verpa/Folhapress
SAO PAULO - SP - 31.01.2017 - Buraco na rua dos Trilhos com Visconde de Laguna. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, COTIDIANO)
Buraco em cruzamento na zona leste de São Paulo

O tucano anunciou em março uma "Operação Tapa-Buraco" que duraria um mês e envolveria 75 equipes por toda a cidade. Ele esqueceu de mencionar, porém, que os reparos vêm tendo quedas bruscas nos últimos anos e são prejudicados pelo fato de a oficina que produz o asfalto para o município estar atuando com capacidade reduzida, depois de ter sido paralisada no fim de 2016.

- Buracos tapados no 1º bimestre


Endereço da página:

Links no texto: