Folha de S. Paulo


Domingo termina com chuva forte e capital paulista em estado de atenção

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou em estado de atenção para alagamentos por duas vezes, neste domingo (21), toda a cidade de São Paulo.

O primeiro foi as 16h20 em todas as regiões da capital paulista, incluindo as marginais, e só terminou às 19h55.

Nesse período foram registradas várias quedas de árvores, principalmente na zona sul da cidade, alagamentos em várias ruas e avenidas, além de um deslizamento de terra na Rua Almirante Marques Leão, no Bairro da Bela Vista, no centro da capital.

A ocorrência foi por volta das 18h40, quando cinco equipes dos bombeiros e da defesa civil foram para o local. A defesa civil interditou parte da rua (uma faixa da direita) e a calçada. Na manhã desta segunda-feira (22), a equipe retornou ao local para avaliar os imóveis que correm risco de desabar. Segundo os vizinhos, os moradores de seis residências foram para casas de parentes passar a noite.

Um muro também desabou na Rua Antônio Cavazzam, na região da Casa Verde, zona norte da cidade. Não houve feridos nos dois casos.

O CGE voltou a colocar estado de atenção para alagamentos por volta das 22h35, nas zonas oeste, sul e sudeste da capital paulista além das marginais (Tietê e Pinheiros) e só terminou às 23h15.

Na região central da cidade era possível ver vários cruzamentos importantes apagados como na Avenida Angélica com a Rua das Palmeiras, Avenidas São João e Duque de Caxias.

Apesar da forte chuva que caiu neste domingo não foram registrados transbordamentos de rios e córregos.

A chuva forte só parou por volta das 2h30 mesmo assim o tempo se manteve chuvoso na Capital paulista durante toda a madrugada.

PREVISÃO

A convergência de áreas de instabilidade em direção ao leste paulista, associada ao avanço de uma frente fria no domingo traz de volta chuvas fortes para o estado.

A segunda-feira amanhece com muitas nuvens, termômetros na casa dos 16ºC e ligeira sensação de frio ao longo do dia por conta da mudança na direção dos ventos que passam a soprar do quadrante sul/sudeste. As aberturas de sol proporcionam discreta elevação da temperatura, com máxima prevista de 22ºC.

Não há previsão de chuvas significativas ao longo do período. A temperatura mínima deve ser registrada durante à noite e não na madrugada, como normalmente costuma acontecer.


Endereço da página: