Folha de S. Paulo


Chuva ganha força, atrapalha trânsito e deixa SP em alerta para alagamentos

A chuva que atinge São Paulo nesta sexta-feira (19) ganhou força e colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos, além das marginais e do centro.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura, declarou término do estado de emergência às 13h43. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (na Grande São Paulo), opera por meio de instrumentos desde às 11h.

A chuva também atrapalhou o trânsito desde as primeiras horas do dia. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a capital acumulava, às 12h, 149 km de lentidão, bem acima da média —de 80 km. A CET também registrou na manhã desta sexta, 33 acidentes e 118 semáforos com problemas distintos, sendo 11 por falta de energia.

Segundo o CGE, a chuva atinge a capital de forma generalizada, com alguns pontos de forte intensidade. Nas próximas horas, no entanto, a previsão é de melhora. Não há registro de rajadas de vento.

Bruno Santos/Folhapress
Pessoas se protegem da chuva na zona norte de São Paulo nesta sexta
Pessoas se protegem da chuva na zona norte de São Paulo nesta sexta

VIRADA CULTURAL

O aguaceiro registrado nesta sexta deve persistir no final de semana na capital paulista, quando será realizada a Virada Cultural. O final de semana será de tempo instável e chuvoso, com ligeira trégua no sábado (20) e retorno dos temporais no domingo (21).

No sábado, a probabilidade de chuva é menor, podendo acontecer entre a tarde e a noite. A temperatura máxima deve atingir 23ºC.

No domingo, uma frente fria que chega ao Estado faz com que os termômetros voltem a registrar temperaturas abaixo dos 20ºC e chuvas mais fortes são previstas, de acordo com o CGE.

No interior, a temperatura máxima pode chegar a 27ºC em cidades como Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Araçatuba —a maior parte do estado deve registrar média de 20ºC neste fim de semana.

A partir de segunda-feira (22) as chuvas começam a diminuir no interior, primeiramente, e na capital. No oeste do estado o tempo melhora, mas a nebulosidade ainda será intensa.


Endereço da página:

Links no texto: