Folha de S. Paulo


Chuva forte coloca São Paulo estado de atenção por 3 horas

Uma chuva forte atingiu toda a cidade de São Paulo na noite desta sexta-feira (21).

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou toda a capital paulista em estado de atenção, por 3 horas para alagamentos por causa do temporal.

Por volta das 20h55 houve transbordamento do Córrego Ipiranga, perto da Praça Leonor Kauppa. A região ficou em estado de alerta até as 21h30.

Por causa da chuva, foram registrados diversos pontos de alagamento na capital e Grande São Saulo. Às 21h a Avenida Roque Petroni Junior, na altura do número 1317 ainda estava intransitável em ambos os sentidos, próximo à Avenida Chucri Zaidan, na zona sul; Avenida Ricardo Jafet, em frente ao shopping Plaza Sul; Avenida Casa Grande, em Diadema, na Grande São Paulo; Júlio de Mesquita, em São Bernardo do Campo, junto ao corredor ABD; a pista central da Anchieta do km 10 ao km 13 por causa do risco de alagamento.

O Túnel do Anhangabaú foi fechado por causa da chuva nos dois sentidos por meia hora (20h30 às 21h).

A chuva prejudicou também as linhas do metrô que circulam pela superfície como a Linha 5 - Lilás que operou com velocidade reduzida entre Capão Redondo e Largo Treze.

Uma árvore de grandes proporções caiu (20h30) na Av. Lineu de Paula Machado no nº 1443, sentido USP, altura da Praça Professor Cardim, no Butantan, na zona oeste. A ocupação da pista foi total complicando o trânsito na região.

A zona sul da capital (Jabaquara, Santo Amaro e Pinheiros) foi a região mais atingida pelo temporal desta sexta-feira.

Segundo o CGE, o motivo do temporal foi uma extensa área de instabilidade que se propaga do interior do Estado para a capital e Região Metropolitana com núcleos de forte intensidade.

PREVISÃO

No sábado (22) as instabilidades se afastam do estado paulista, mas ainda deixam muitas nuvens com chuvas fracas e chuviscos, principalmente até o amanhecer. De acordo com mo site do CGE os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul trazendo um ar mais frio e úmido. As temperaturas declinam um pouco, mas não chega a fazer frio extremo. Mínima de 16ºC e máxima em torno dos 23ºC.


Endereço da página: