Folha de S. Paulo


Walmart tinha 3 toneladas de comida vencida em unidade da Barra Funda

Reprodução
Pães, bolos e outros alimentos vencidos, estragados e estocados de forma irregular em unidade do Walmart
Pães, bolos e outros alimentos vencidos, estragados e estocados de forma irregular no Walmart

A Polícia Civil apreendeu na tarde da última terça-feira (18) três toneladas de alimentos vencidos e estragados em uma unidade do Walmart na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.

A fiscalização ocorreu após um cliente ir até a delegacia ao notar que um pão comprado estava embolorado. De acordo com a polícia, os alimentos apreendidos são, em sua maioria, pães, além de bolos e frios. Havia produtos irregulares no estoque da unidade e nas gôndolas, para a venda a clientes.

Procurado, o Walmart afirmou que o episódio é "inaceitável, alheio à rotina operacional da empresa". "O Walmart possui procedimentos internos rigorosos para assegurar a excelência dos serviços e produtos oferecidos aos seus clientes", diz, em posicionamento oficial. "Já tomamos medidas cabíveis, como, por exemplo, intensificar inspeções e controles já existentes em todas as unidades", informa a empresa.

Segundo a polícia, a gerente responsável pela estocagem e controle dos alimentos na unidade foi presa em flagrante. Posteriormente, foi liberada após o pagamento de fiança de R$ 28.110 (30 salários mínimos), valor pago pelo Walmart, conforme a polícia. A unidade em que o produto foi encontrado fica na rua James Holland, 668. Segundo a investigação, os produtos não tinham informação sobre procedência nem validade.

Reprodução
Pães embolorados achados em unidade do Walmart na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo
Pães embolorados achados em unidade do Walmart na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo

A polícia ainda vai solicitar vistorias da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Saúde de São Paulo) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para verificação das condições de armazenamento dos alimentos, assim como das instalações e higiene da unidade.

Consumidores que desconfiarem de que algum produto à venda esteja vencido ou estragado devem procurar o DPPC (rua São João, 1247, República) ou a delegacia mais próxima. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 181. O anonimato é garantido.

A reportagem entrou em contato com o advogado da gerente, que não quis se manifestar.


Endereço da página: