As infrações de trânsito por uso de celular ao volante caíram no fim do ano passado na cidade de São Paulo, quando a multa ficou mais salgada e os motoristas passaram a receber mais pontos na carteira de habilitação.
Em 1º de novembro do ano passado, entraram em vigor mudanças no Código de Trânsito Nacional. Além de aumentar o valor das multas, o uso do celular ao volante passou de infração média para gravíssima. Com isso, foi de quatro para sete pontos anotados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e valor da multa subiu de R$ 85,13 para R$ R$ 293,47.
Segundo dados do Painel Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo, da gestão João Doria (PSDB), até outubro, os agentes de trânsito aplicavam de 32 mil a 50 mil multas por mês. Porém, as infrações registradas caíram de 40.377 em outubro para 15.081 em novembro, no primeiro mês do novo valor. A redução foi de 62,6%. A redução continuou em dezembro, quando foram aplicadas 15.259 multas.
As infrações por uso de celular em 2016 - Total de multas por uso de celular ao volante, em mil
RADAR-PEGADINHA NA MARGINAL
O radar-pegadinha na pista local da marginal Tietê, na esquina com a rua Amazonas Silva, no sentido Castello Branco, foi o que mais registrou multas em toda a capital paulista em 2016: 348.825 no total.
Segundo o Painel Mobilidade Segura, o equipamento registrou mais de 212 mil multas somente por invasão a faixa exclusiva de ônibus. Se considerar o total de 983 mil multas registradas no ano passado por invadir a faixa ou corredor exclusivo de ônibus, é possível dizer que o radar-pegadinha multou quase um a cada cinco motoristas por esse tipo de infração em 2016.
O equipamento também registrou outras 136 mil infrações, como por excesso de velocidade até 20% do limite da via e desrespeito ao rodízio municipal de veículos.
O radar é considerado pegadinha porque fica logo no início da faixa exclusiva para ônibus, na pista local da marginal Tietê. Reportagem do "Agora" publicada em 17 de março mostrou que a gestão do prefeito João Doria (PSDB) colocou uma sinalização luminosa a dez metros do radar-pegadinha da marginal.
Na ocasião, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que reforçou a sinalização instalando placas para advertir o motoristas sobre a fiscalização e informar sobre as regras de trânsito.
O segundo radar que mais multou na capital no ano passado fica na pista local da marginal Tietê, sentido Castello Branco, na alça de acesso para a ponte das Bandeiras.
Em todo o ano passado, o último da gestão Fernando Haddad (PT), foram aplicadas mais de 15 milhões de multas na capital, segundo o Painel da Mobilidade.
O número total é 15,7% maior do que as 13,3 milhões de infrações aplicadas em 2015. Em comparação a 2014, quando foram registradas cerca de 9,3 milhões de multas, é 65,8% maior. Os dados também confirmam o aumento de número de infrações por radares. Quase 80% das autuações foram feitas por radares.
Radares que mais multaram em 2016
Radares que mais multaram - Número de multas em 2016, em mil
FISCALIZAÇÃO
Para o engenheiro civil Horácio Augusto Figueira, consultor em segurança no trânsito, a redução do número de multas por uso de celular é resultado do aumento dos valores e da gravidade da infração pelo uso do aparelho. Porém, o consultor acredita que as pouco mais de 15 mil infrações de novembro não representam a realidade da cidade, que tem uma frota com mais de 8,3 milhões de veículos, incluindo carros, motos, ônibus e caminhões.
"O valor da multa e a pontuação na habilitação realmente fizeram reduzir o número de infrações. Mas o que se percebe andando pela cidade é que as pessoas continuam usando o celular enquanto dirigem. Ou seja, as multas não representam o número real [das pessoas que dirigem e usam o celular] porque essas são somente as que são multadas", afirma Figueira, ao lembrar que o uso do equipamento é tão perigoso quanto beber e dirigir. Para ele, é necessário ampliar a fiscalização, feita por agentes de trânsito, principalmente à noite e nos bairros.
OUTRO LADO
A gestão João Doria (PSDB), disse que a Secretaria Municipal da Mobilidade e dos Transportes e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciaram um trabalho "permanente" de identificar e sinalizar os radares que mais multam em São Paulo.
"O objetivo é reforçar a sinalização e informar o motorista sobre as regras de trânsito, além de reduzir o número de infrações, sem deixar de realizar fiscalização", diz a nota.
Sobre a queda das infrações por uso de celular ao volante, a CET disse que o comportamento dos motoristas é "predominante para a queda das infrações e o por um trânsito mais seguro". Já no radar-pegadinha da marginal Tietê, disse que melhorou a sinalização.
Procurada, a gestão Fernando Haddad (PT) não se manifestou.