Folha de S. Paulo


Infrações por uso de celular caem com multa mais alta em São Paulo

As infrações de trânsito por uso de celular ao volante caíram no fim do ano passado na cidade de São Paulo, quando a multa ficou mais salgada e os motoristas passaram a receber mais pontos na carteira de habilitação.

Em 1º de novembro do ano passado, entraram em vigor mudanças no Código de Trânsito Nacional. Além de aumentar o valor das multas, o uso do celular ao volante passou de infração média para gravíssima. Com isso, foi de quatro para sete pontos anotados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e valor da multa subiu de R$ 85,13 para R$ R$ 293,47.

Segundo dados do Painel Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo, da gestão João Doria (PSDB), até outubro, os agentes de trânsito aplicavam de 32 mil a 50 mil multas por mês. Porém, as infrações registradas caíram de 40.377 em outubro para 15.081 em novembro, no primeiro mês do novo valor. A redução foi de 62,6%. A redução continuou em dezembro, quando foram aplicadas 15.259 multas.

As infrações por uso de celular em 2016 - Total de multas por uso de celular ao volante, em mil

RADAR-PEGADINHA NA MARGINAL

O radar-pegadinha na pista local da marginal Tietê, na esquina com a rua Amazonas Silva, no sentido Castello Branco, foi o que mais registrou multas em toda a capital paulista em 2016: 348.825 no total.

Segundo o Painel Mobilidade Segura, o equipamento registrou mais de 212 mil multas somente por invasão a faixa exclusiva de ônibus. Se considerar o total de 983 mil multas registradas no ano passado por invadir a faixa ou corredor exclusivo de ônibus, é possível dizer que o radar-pegadinha multou quase um a cada cinco motoristas por esse tipo de infração em 2016.

O equipamento também registrou outras 136 mil infrações, como por excesso de velocidade até 20% do limite da via e desrespeito ao rodízio municipal de veículos.

O radar é considerado pegadinha porque fica logo no início da faixa exclusiva para ônibus, na pista local da marginal Tietê. Reportagem do "Agora" publicada em 17 de março mostrou que a gestão do prefeito João Doria (PSDB) colocou uma sinalização luminosa a dez metros do radar-pegadinha da marginal.

Na ocasião, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que reforçou a sinalização instalando placas para advertir o motoristas sobre a fiscalização e informar sobre as regras de trânsito.

O segundo radar que mais multou na capital no ano passado fica na pista local da marginal Tietê, sentido Castello Branco, na alça de acesso para a ponte das Bandeiras.

Em todo o ano passado, o último da gestão Fernando Haddad (PT), foram aplicadas mais de 15 milhões de multas na capital, segundo o Painel da Mobilidade.

O número total é 15,7% maior do que as 13,3 milhões de infrações aplicadas em 2015. Em comparação a 2014, quando foram registradas cerca de 9,3 milhões de multas, é 65,8% maior. Os dados também confirmam o aumento de número de infrações por radares. Quase 80% das autuações foram feitas por radares.

Radares que mais multaram em 2016

Radares que mais multaram - Número de multas em 2016, em mil

FISCALIZAÇÃO

Para o engenheiro civil Horácio Augusto Figueira, consultor em segurança no trânsito, a redução do número de multas por uso de celular é resultado do aumento dos valores e da gravidade da infração pelo uso do aparelho. Porém, o consultor acredita que as pouco mais de 15 mil infrações de novembro não representam a realidade da cidade, que tem uma frota com mais de 8,3 milhões de veículos, incluindo carros, motos, ônibus e caminhões.

"O valor da multa e a pontuação na habilitação realmente fizeram reduzir o número de infrações. Mas o que se percebe andando pela cidade é que as pessoas continuam usando o celular enquanto dirigem. Ou seja, as multas não representam o número real [das pessoas que dirigem e usam o celular] porque essas são somente as que são multadas", afirma Figueira, ao lembrar que o uso do equipamento é tão perigoso quanto beber e dirigir. Para ele, é necessário ampliar a fiscalização, feita por agentes de trânsito, principalmente à noite e nos bairros.

OUTRO LADO

A gestão João Doria (PSDB), disse que a Secretaria Municipal da Mobilidade e dos Transportes e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciaram um trabalho "permanente" de identificar e sinalizar os radares que mais multam em São Paulo.

"O objetivo é reforçar a sinalização e informar o motorista sobre as regras de trânsito, além de reduzir o número de infrações, sem deixar de realizar fiscalização", diz a nota.

Sobre a queda das infrações por uso de celular ao volante, a CET disse que o comportamento dos motoristas é "predominante para a queda das infrações e o por um trânsito mais seguro". Já no radar-pegadinha da marginal Tietê, disse que melhorou a sinalização.

Procurada, a gestão Fernando Haddad (PT) não se manifestou.


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