Folha de S. Paulo


Cineasta Fernando Grostein Andrade estreia blog na Folha

O cineasta Fernando Grostein Andrade, 36, estreia nesta terça-feira (4) um novo blog no site da Folha. "Basicamente vou pegar histórias interessantes, tabus, temas desafiadores e crônicas que já seriam conteúdo no meu canal e vou complementar com textos exclusivos para os leitores da Folha", conta.

Os textos serão publicados todas as terças, sempre às 19h. Segundo Fernando, haverá um diálogo entre três plataformas: o blog na Folha, seu canal no Youtube e a página "Quebrando o Tabu", que ele mantém no Facebook com 7 milhões de seguidores e onde deverá ser publicado também seus textos do blog.

Karime Xavier/Folhapress
O cineasta Fernando Grostein Andrade
O cineasta Fernando Grostein Andrade

Na primeira publicação, o blogueiro fala sobre o "futemacho", que ele descreve como o machismo e a LGBTfobia no futebol. Segundo ele, essa discussão surgiu de uma conversa que ele teve com seu tio, o jornalista esportivo Juca Kfouri.

Formado em administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo, Fernando começou a escrever para a revista "Trip" quando ainda tinha 16 anos. Fez especialização em direção na UCLA (Universidade da Califórnia, nos EUA), lançando seu primeiro curta, "De Morango", em 2001.

Entre seus principais trabalhos estão os documentários "Coração Vagabundo", com Caetano Veloso, e "Quebrando o Tabu", que discute soluções alternativas a droga. Este último conta com depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, além de chefes de Estado da Colômbia, Suíça, Noruega e México.

Atualmente, Fernando também idealizou com Pedro Bial a série "Carcereiros", que será lançada pela TV Globo. Ele também foi responsável pela direção de cinco episódios.


Endereço da página:

Links no texto: