Folha de S. Paulo


Chuva em SP causa transbordamento, prejudica o trânsito e afeta trens

Após uma semana abafada e com temperaturas elevadas, um forte temporal atinge São Paulo na tarde desta sexta-feira (17) e deixa a cidade em estado de atenção para alagamentos. O temporal também causou transbordamento de córrego e chegou a deixar o congestionamento acima da média.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, a primeira região a entrar em atenção foi a zona leste, ainda por volta das 13h. As precipitações se espalharam por toda a cidade, chegando a deixar a Prefeitura Regional de Campo Limpo (zona sul) em alerta por conta do transbordamento do córrego morro do S.

Bruno Santos/Folhapress
Pessoas se protegem da chuva na região da Lapa, zona oeste de São Paulo
Pessoas se protegem da chuva na região da Lapa, zona oeste de São Paulo

O trânsito também ficou complicado, com índices de lentidão acima da média até o meio da tarde. Por volta das 18h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 119 km de congestionamento, o que corresponde a 13,7% dos 868 km de vias monitoradas –a média é de 15,5%. As piores regiões eram oeste (44 km) e norte (29 km).

A linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também teve problema no sistema de energia, o que deixou os trens com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Santo Amaro e Socorro até o início da noite. Embora a falha tenha ocorrido durante a chuva, a empresa não informou se estava relacionado.

Tempo
Confira a previsão para a sua cidade

De acordo com os meteorologistas, a chuva desta sexta ocorre em decorrência da passagem de uma frente fria pelo Estado em direção ao oceano. Deve chover de forma mais intensa à noite, com possibilidade de transbordamentos de rios e córregos, além de quedas de árvores com as fortes rajadas de vento.

A propagação da frente fria pelo oceano muda o tempo neste fim de semana provocando aumento de nebulosidade, declínio das temperaturas e chuvas mais generalizadas. A continuidade das precipitações durante o sábado (18) e domingo (19) aumenta o potencial para deslizamentos, principalmente em áreas de risco.

O fim da estação mais quente do ano acontece às 7h29 da próxima segunda-feira (20), com a chegada do outono, quando a nebulosidade começa a diminuir, embora ainda sejam esperadas chuvas no nordeste e no leste do Estado.

Paulo Gomes/Folhapress
Cruzamento das ruas Teodoro Sampaio com Henrique Schaumann trava devido ao forte temporal
Cruzamento das ruas Teodoro Sampaio com Henrique Schaumann trava devido ao forte temporal

Endereço da página:

Links no texto: