Folha de S. Paulo


Sargento Pimenta, Gandhy e boneco de Olinda: os blocos de segunda no país

Prepare-se para gritar "Ajaiô", embalar ao som de canções dos Beatles ou misturar-se em maio aos bonecos de Olinda.

Nesta segunda (27) de Carnaval, blocos como o Sargento Pimenta e Bloco de Segunda tomam conta das ruas do Rio.

Em Salvador, os filhos de Gandhy formam o tapete branco da paz no Barra-Ondina, mesmo circuito onde também se apresentam artistas como Durval Lélys, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Bell Marques.

No Recife, a festa abre alas para os blocos líricos, acompanhados de orquestra e fantasias luxuosas, relembrando os antigos carnavais.

Na vizinha Olinda, não se surpreenda se topar com Donald Trump, em sua versão boneco, confraternizando com um mexicano vestindo um tradicional sombrero.

Confira os principais blocos desta segunda:

RIO

- Sargento Pimenta (8h, Aterro do Flamengo)
Assim que nasceu, em 2011, o bloco Sargento Pimenta levou o bairro de Botafogo ao colapso. Milhares de foliões se reuniram para conferir a novidade da cidade, o bloco que tocava clássicos dos Beatles. O bairro, contudo, não suportou tanta gente. O bloco então foi transferido para o Aterro do Flamengo, que tem mais espaço. A previsão é que até 180 mil pessoas devam participar do cortejo este ano. Dica: roupas leves e muita hidratação porque no Aterro há poucas sombras. O destaque do bloco são fantasias de ícones da cultura pop.

- Bloco de Segunda (16h, Botafogo)
É opção para aqueles que estão sem programa, depois de dois dias seguidos de folia. Foliões tomam as ruas de Botafogo, bairro da zona sul com boas opções de transporte e de fácil acesso. Durante muito tempo era a principal opção do dia. Com a popularização do Carnaval, deixou de ser única opção, mas ainda é uma saída para quem quiser curtir a folia na cidade. Como fica próximo ao centro comercial, é opção também para quem quiser sentar num barzinho e ver o cortejo passar. Rua Marquês, atrás da Cobal do Humaitá.

SALVADOR

- Filhos de Gandhy (15h45, circuito Barra-Ondina)
Conhecido como o "tapete branco da paz", o Filhos de Gandhy desfila no circuito Barra-Ondina. É um dos blocos mais antigos de Salvador: foi fundado por estivadores em 1949. Tornou-se o principal afoxé do Carnaval, chegando a desfilar com 15 mil associados, com um desfile marcado pelos cânticos de ijexá na língua Iorubá, ritmados pelo toque do agogô. O bloco é restrito para homens e inspirado nos princípios de não violência e paz de Mahatma Gandhi. A fantasia é formada por lençóis e toalhas brancas, simbolizando as vestes indianas. O traje ainda influi colares de contas brancas e azuis, simbolizando o orixá Oxalá. Para as mulheres, a opção são as Filhas de Gandhy, que desfilam no mesmo dia do bloco dos homens.

- Mudança do Garcia (15h30, circuito Campo Grande)
É o mais tradicional espaço de protestos do Carnaval de Salvador. Este ano, desfila sob comando da cantora Claudia Costa no circuito Campo Grande, com saída no bairro do Garcia. O bloco é aberto ao público e dá espaço a todo tipo de protesto, apesar de nos últimos anos ter se tornado reduto de grupos e partidos de esquerda. É um dos blocos mais antigos de Salvador: foi fundado em 1930.

RECIFE/OLINDA

- Bonecos de Olinda (8h, Olinda)
Símbolos do Carnaval pernambucano, os bonecos gigantes se encontram em Olinda. Mais de 80 alegorias representando políticos, artistas, atletas, jornalistas e outras personalidades percorrerão as ruas do Sítio Histórico da cidade. Entre as estreias deste ano estão o presidente dos EUA, Donald Trump, e o procurador da República Deltan Dallagnol.

- Blocos Líricos (17h30, Recife Antigo)
Entre os trilhos dos velhos bondes e sob o pôr do sol, se apresentarão os famosos blocos líricos. Com fantasias luxuosas e acompanhados de uma orquestra de pau e corda os grupos trarão para o século 21 os carnavais das décadas de 1930 e 1940.

BELO HORIZONTE

- Baianas Ozadas (9h, Praça da Liberdade)
Maior bloco de BH, que arrastou 300 mil pessoas no ano passado, desfilou pela primeira vez em 2013 e é uma homenagem à cultura e à música baianas. Os participantes usam saia e turbante. Neste ano, o bloco homenageia o músico Moraes Moreira.

Busca Blocos


Endereço da página:

Links no texto: