Folha de S. Paulo


Temporal deixa SP em atenção, causa alagamentos e afeta trens do Metrô

Chuvas em SP

O temporal que atingiu São Paulo na tarde desta quarta-feira (22) deixou boa parte da cidade em estado de atenção para alagamentos. A chuva também afetou a circulação de trens da linha 3-vermelha do Metrô paulista.

Às 16h45, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, colocou em atenção os bairros de Freguesia do Ó, Pirituba. Jaraguá e Casa Verde (zona norte), da zona oeste e das marginais Tietê e Pinheiros. Às 17h02, o centro colocou a região central da cidade. Às 17h15, foram as zonas leste e sudeste.

Devido ao forte temporal, o aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, suspendeu as decolagens por volta das 17h18. Depois de 40 minutos, os voos voltaram a ser liberados. Nesse período, os pousos eram feitos com auxílio de instrumentos. Às 17h30, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava cinco pontos de alagamentos intransitáveis na cidade (confira arte acima).

Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress
Pedestre se protege da chuva no viaduto do Chá, na região central de São Paulo
Pedestre se protege da chuva no viaduto do Chá, na região central de São Paulo

A chuva caiu com mais intensidade na zona leste da cidade e afetou a circulação de trens da linha 3-vermelha do Metrô paulista. As demais linhas funcionaram normalmente. Não houve registro de lentidão no funcionamento das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Às 17h10, a CET registrava 112 km de congestionamento, o que corresponde a 12,9% dos 868 km de vias monitoradas –um pouco acima da média superior para o horário, que é de 11,5%. As piores regiões são oeste (42 km), norte (33 km), sul (20 km), centro (13 km) e leste (6 km).

Tempo
Confira a previsão para a sua cidade

De acordo com Franco Villela, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a tendência é que ocorra pancadas de chuvas no final da tarde e início da noite a partir desta quarta (22) até o fim de semana. Villela afirma que o bloqueio atmosférico no oceano Atlântico, que impedia a formação de chuvas mais consistentes na capital paulista, começou a perder força nesta quarta.

A temperatura máxima em São Paulo na tarde desta quarta foi de 32,8°C no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. A previsão para esta quinta (23) é de máxima em torno de 32°C e, mínima, de 20°C.


Endereço da página:

Links no texto: