Folha de S. Paulo


Frota cresce, mas SP perde 16% dos agentes de trânsito em seis anos

Rádio BandNews FM
Semáforo quebrado causa um 'nó' no cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek
Semáforo quebrado causa 'nó' no cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek

A cidade de São Paulo perdeu marronzinhos desde 2010, enquanto a frota da cidade cresceu 22% no período. Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram uma redução de 16% no número de agentes em seis anos.

Na prática, 3 em cada 20 agentes deixaram a CET por causa de demissão ou aposentadoria. O último concurso para preenchimento de vagas foi realizado em 2008, na primeira gestão de Gilberto Kassab (PSD). Os marronzinhos são responsáveis por organizar o trânsito na cidade, como, por exemplo, após acidentes ou em locais com semáforos desligados.

Em números absolutos, cada marronzinho cuidava de 3.017 veículos em 2010. Em 2016, passou a tomar conta de 4.405, um aumento de 46%. Segundo Alfredo Coletti Bocci, diretor do Sindviários (sindicato da categoria), a defasagem pode ser ainda maior, porque apenas 1.200 agentes trabalham na rua.

O "cobertor está curto" e não há marronzinhos em quantidade suficiente para cobrir toda a cidade, segundo Bocci. "Hoje, temos um deficit de 2.850 agentes de trânsito na rua", afirma.

Diego Padgurschi-10.jan.2009/Folhapress
Agente da CET orienta motoristas no estacionamento da Praça Charles Muller, em frente ao estádio do Pacaembu
Agente orienta motoristas no estacionamento da Praça Charles Muller, em frente ao Pacaembu

Na gestão da então petista Luiza Erundina (1989 a 1992), hoje no PSOL, havia 2.500 agentes nas ruas, para uma frota três vezes menor, segundo o sindicato.

Com Fernando Haddad (PT), houve um programa de demissão voluntária já no primeiro ano de gestão, em 2013, com a perda de 7% do efetivo, sem reposição.

A situação piora, segundo o sindicato, porque marronzinhos são deslocados para operações especiais, como a Marginal Segura, do prefeito João Doria (PSDB). Segundo Bocci, 70 foram tirados de seus postos para trabalhar nas marginais Tietê e Pinheiros. Há ainda remanejamentos em eventos, como a Fórmula 1.

MAIS MODERNOS

A gestão João Doria (PSDB), afirmou por meio de nota que a CET busca otimizar a administração do trânsito na cidade com "os recursos mais modernos que são oferecidos atualmente".

"A evolução tecnológica não permite comparar os recursos entre períodos de tempo tão distintos, como pergunta a reportagem. A gestão da companhia tem o desafio de acelerar a modernização da CET, focando na inteligência, utilizando técnicas de gestão de operação que já são conhecidas e dominadas pela engenharia de tráfego", disse. A prefeitura não informou se vai contratar mais agentes ou fazer novos concursos.

Segundo a CET, apesar de o município ser dividido em oito gerências, não há limites para ações conjuntas em operações especiais, como na Marginal Segura, ou ainda o Grande Prêmio Brasil em Interlagos. A CET afirma que cumpre todas as determinações acertadas na convenção trabalhista da categoria. Procurada, a gestão de Fernando Haddad (PT) não se manifestou.

O especialista em engenharia de transportes Sérgio Ejzenberg afirma que o nó gigantesco no cruzamento entre as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi (zona oeste), divulgado pela rádio BandNews na semana passada, é prova de que falta agente de trânsito na capital.

"Causou espanto a demora na solução do problema. Demorou tanto que aquele nó chegou a atingir a avenida Rubem Berta, o túnel Ayrton Senna, e a própria Faria Lima até o largo da Batata", diz. "Trouxe uma preocupação. Cadê os agentes? Onde eles estão? Precisaria de no mínimo seis para controlar aquele cruzamento. A CET não deu resposta rápida", completa.

Segundo Ejzenberg, mesmo com o uso de sistemas inteligentes e câmeras de monitoramento, o trabalho do agente é fundamental.

O especialista diz que uma grande leva de agentes foi contratada nos anos 90 e está próxima da aposentadoria, o que pode agravar o problema. "Demora para treinar novos agentes."

MULTAS

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que a Prefeitura de São Paulo seja impedida de usar o dinheiro das multas para pagar o salário de funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), como é o caso dos marronzinhos.

¦A gestão anterior, de Fernando Haddad (PT), havia conseguido liminar para usar a grana da multa no pagamento de pessoal. A atual gestão, de João Doria (PSDB), disse que ainda não foi notificada da decisão.


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