Folha de S. Paulo


Ichie Schwartsman (1932-2017)

Mortes: Advogado desbocado e apaixonado pela culinária

Arquivo Pessoal
Ichie Schwartsman (1932-2017), com o irmão, Marcos, na infância
O advogado Ichie Schwartsman (1932-2017), com o irmão, Marcos, na infância

Contou o rabino no sepultamento de Ichie Schwartsman que, certa feita, no casamento de um de seus netos, o advogado disparou ao sacerdote (que era o mesmo): "Ande logo com isso que eu estou com fome."

Do episódio extraem-se dois dos mais marcantes traços da personalidade de Ichie: falava o que pensava e era apaixonado por comida.

O judeu, nascido na Paraíba e radicado em SP, não perdia a oportunidade de ir a um restaurante recém-inaugurado e colecionava estabelecimentos prediletos. Nem conseguia escolher um tipo preferido –sua lista ia da culinária italiana à tailandesa.

Já mais velho e com a saúde debilitada, foi proibido por seus médicos de comer frutas, uma de suas paixões. Até passar por uma cirurgia em 2015 e poder voltar a comê-las, foram mais de dois anos de brigas e grandes discussões com a família sobre o que é uma fruta, conta o filho Alexandre, que se lembra do pai como bravo e rígido.

Apesar da braveza, era bastante amoroso, diz o filho. Na juventude, Ichie ia buscar a irmã mais nova na escola sempre com um gibi novo na mão, para alegrá-la. Mantinha também a rotina de visitar a mãe todas as sextas-feiras, levando de presente uma rosa.

Conheceu a mulher, Gilda, em um casamento em 1959. Contava que, assim que a viu, disse: "Vou me casar com essa mulher". No dia seguinte descobriu seu endereço e foi levar a ela uma foto que tiraram juntos na festa. Convidou-a para sair e viveram quase 60 anos juntos, tendo quatro filhos e seis netos, que deixou no último sábado (4), aos 84, após ter uma parada cardíaca.

Arquivo Pessoal
Ichie Schwartsman (1932-2017)
Ichie Schwartsman (1932-2017)

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: