Folha de S. Paulo


Brasileiras se inspiram em Beyoncé e aderem a perucas modernas e realistas

Ronny Santos/Folhapress
A publicitaria Tuianny Tome, 27, mostra perucas modernas que usa no dia a dia
A publicitaria Tuianny Tome, 27, mostra perucas modernas que usa no dia a dia

O que antes servia apenas para esconder os poucos cabelos agora virou acessório. Sim, as perucas estão na moda. Mas em formatos e modelos muito mais modernos do que aquelas usadas por pais e avós.

Chamadas de "lace wigs", as perucas modernas impressionam pela naturalidade. O segredo está justamente nas "laces", ou seja, nas telas onde são colocados, à mão, os fios de cabelo e que imitam o couro cabeludo.

Isso sem contar a qualidade das fibras sintéticas que imitam os fios, o que garante preço baixo e uma variedade incrível. Mesmo olhando com muita atenção, é difícil acreditar que é uma peruca.

As "lace wigs" já são sucesso na cabeça das cantoras Beyoncé e Rihanna, além da brasileira Ludmilla. Até a atriz Taís Araújo escondeu suas madeixas para usar uma "lace wig" na série "Mister Brau", na qual vive a personagem Michele Brau.

Com a moda, a mulherada passou a trocar de peruca como troca de roupa. A publicitária Tuianny Tomé, 27, é uma das adeptas das "laces wigs".

Descobriu as perucas em uma pesquisa pela internet. Comprou a primeira há um ano "somente para experimentar", pois tinha receio de ficar coçando ou com calor no cabeça. Agora já tem sete, uma para cada dia da semana. "Eu ficava refém dos apliques, que tinha que trocar a cada três meses. Agora me libertei dos apliques e das químicas. E nem coça ou esquenta a cabeça", disse.

Tuianny conta que já foi até para a praia e entrou no mar com uma de suas perucas. Para essas ocasiões, ela usa um adesivo que fixa a peruca no couro cabeludo, o que dá mais segurança a quem usa o adereço.

"Nunca sabem que é peruca. Já perguntaram para a minha mãe o que eu passo no cabelo para deixá-lo tão sedoso. Quando eu conto, ninguém acredita. Acham que eu sou careca", afirmou ela.

AUTOESTIMA

A vendedora Magna da Silva, 28, recuperou a autoestima depois que comprou sua primeira "lace wig". Ela tinha perdido quase todo o cabelo devido ao uso excessivo de química. Estava há meses sem sair de casa, quando decidiu procurar na internet uma solução.

Comprou a primeira em agosto e agora já tem três modelos: duas lisas e uma encaracolada. Ela vai para o trabalho e até para a balada de peruca. E não se importa com os comentários. "Se alguém pergunta, eu falo que é peruca, porque é muita mudança de cabelo. Não tenho vergonha de dizer: 'sim, é peruca e eu adoro'", afirma. "Quero agora uma colorida."

O cabelo encaracolado sempre foi a marca da modelo Valeska Reis, 31 anos, assistente de palco do programa "Hora do Faro", da TV Record. Mas há um ano conheceu o mundo das perucas modernas.

Comprou alguns modelos nos Estados Unidos, mas percebeu que poderia melhorar a qualidade do acessório para as brasileiras. Ainda neste mês deve lançar uma marca de perucas "laces". "Não quero vender peruca. Quero vender autoestima e quero que as mulheres se sintam bem usando", disse Valeska.

PREÇOS

Não é exagero dizer que existe uma peruca moderna para cada ocasião. Na internet é possível encontrar centenas de modelos diferentes. Tem ondulado, encaracolado, liso e crespo, que podem ser curtos, médios ou longos. Os preços também variam: de R$ 200 a R$ 600.

Mas antes de comprar é importante saber as diferenças entre os tipos de "lace", ressalta a empresária Letícia Korndorser, 40, da Tress Cabelos, que vende perucas. A mais usada é a "front lace", que tem as telas que imitam o couro cabeludo na parte frontal da cabeça, de orelha a orelha. A "part lace" tem a tela onde o cabelo reparte na lateral e a "full lace", em toda a peruca.

A cabeleireira Joyce Vitoriano, 35, disse que a maioria de suas clientes negras fazem trança nagô (afro) antes de fixar a peruca. Quem não quer tirar a peruca pode passar cola ou adesivo. Mas deve ter cuidado ao lavar e pentear para não perder os fios nem o volume original. Dura até dois anos.

Para quem não tem trança, dá para prender o cabelo de várias formas. Tutoriais na internet também ensinam a colocar a peruca


Endereço da página:

Links no texto: