Folha de S. Paulo


Turísticas, praias de Ipanema e Leblon 'enganam' com suas águas cristalinas

A Folha estragou o último dia de férias de Alexandre Nascimento, de Conselheiro Lafayete, no Rio. Ele e família estavam na praia do Leblon, zona sul da cidade, quando foram informados pela reportagem que aquelas águas haviam estado impróprias para banho entre 25% e 50% do tempo em 2016, o que fez delas ruins, de acordo com critérios da Cetesb, adotados pela Folha.

"Puxa, com essa água tão azul, é suja, mesmo?", perguntou Nascimento, com um misto de surpresa e decepção.

A poucos metros dele, um grupo de senhoras cariocas conversavam na areia. Ao contrário dos turistas, elas sabem que as águas do Leblon são sujas, mas mergulham nelas mesmo assim.

"Eu não tenho psicose de água, mergulho e pronto", diz Glauce Alexandrino. "Mas é o fim. A maior preciosidade do Rio são as praias. Não poderiam deixar ficarem assim."

A praia vizinha, Ipanema, esteve ruim em um dos três locais onde a qualidade da água é medida, e regular nos outros dois, o que significa que, nos seus melhores trechos, esteve imprópria para banho em até 25% de 2016. O mesmo vale para a praia do Arpoador, que fica na mesma extensão de areia.

A família de Conselheiro Lafayete estava hospedada em Copacabana, mas preferiu ir à Praia no Leblon porque a areia e a água pareciam mais limpas. No entanto, de acordo com os dados de 2016, Copacabana esteve mais limpa do que o Leblon, e teve balneabilidade boa.

Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o que mantém as praias de Copacabana e parte de Ipanema mais limpas, diz o órgão, é o fato de não receberem influência de saída de canais. Sua balneabilidade é afetada somente nos casos de chuvas, quando há escoamento das águas pelas galerias de águas pluviais.

O Inea informou, em nota, que Leblon e um trecho de Ipanema, considerados ruins recebem a influência das saídas dos canais Visconde de Albuquerque e Jardim de Alah, que interferem na qualidade das águas.

"Já a praia do Arpoador é uma excelente praia urbana, com índices de 90% dos boletins próprios ao banho. Sofre interferências em sua balneabilidade nos casos de chuvas", disse o órgão.

Já a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) nega que haja despejo de esgoto nas praias de Leblon e Ipanema. "Todos os bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro são 100% atendidos pela rede formal de esgotos da Cedae, não havendo lançamento de esgoto nas praias", disse, também em nota.

Rio de Janeiro - Em %


Endereço da página:

Links no texto: