Folha de S. Paulo


Blocos de SP terão homenagens a Elke Maravilha, 'Chicos' e Rita Lee

Danilo Verpa - 1.fev.2016/Folhapress
Membros do bloco Liberta a Ivonete, que homenageia a sambista Clementina de Jesus
Membros do bloco Liberta a Ivonete, que homenageia a sambista Clementina de Jesus

Pelo menos dez blocos carnavalescos de São Paulo irão fazer cortejos de homenagens neste ano. Ídolos da música, sambistas e outros artistas estão na lista dos agraciados com marchinhas, camisetas e ornamentos dos grupos que sairão às ruas da cidade a partir de 11 de fevereiro.

O Unidxs do Grande Mel, que tem um xis no lugar do ó para não distinguir gêneros, irá festejar a ex-modelo Elke Maravilha, morta no ano passado. O bloco, que desfila no dia 5 de março nas ruas da Lapa (zona oeste), elabora fantasias que irão remeter ao estilo extravagante e provocador da artista.

"Elke contribuiu para nossa cultura popular e também por nossa cultura de diversidades. Ela em si representava questões de estética, comportamento, pluralidade, alegria, liberdade e engrossou o caldo nas questões de gênero. Era uma revolução numa única mulher", afirma Almir Rosa, coordenador do grupo.

Já a sambista Clementina de Jesus, cuja morte completa 30 anos em julho, foi a escolhida para ser a homenageada do Liberte a Ivonete, bloco que desfila no dia 18 de fevereiro, na Chácara Santo Antônio (zona sul).

O grupo, que já celebrou também Cartola e Jamelão, fez camisetas, logotipos e vai ter uma marchinha inspirada em Clementina e nos sambas que a consagrou.

Para Andréa Caichjian, uma das organizadoras do bloco, a sambista "foi uma mulher que quebrou paradigmas cantando samba com uma voz fora dos padrões estéticos para os anos 60".

Os cantores Chico Buarque, Chico Science e Chico César são as inspirações do cortejo do Tô de Chico, da Vila Romana (zona oeste).

Para o desfile deste ano, em 19 de fevereiro, uma marchinha parodiando a canção "Noite dos Mascarados", de Chico Buarque, será o destaque do grupo.

Na zona central da cidade, o Bloco da Ressaca Cambuci vai prestigiar o compositor Paulo Vanzolini, que chegou a morar no bairro.

Uma banda de 30 metais tocará marchinhas na concentração e durante desfile, que terá também bateria, com 40 componentes, e trio elétrico. As camisetas do grupo, que desfila dia 18 de fevereiro, são estampadas com uma caricatura do compositor.

A diversão ainda vai ter espaço para a ídolo pop Rita Lee, homenageada pelo bloco Ritaleena, que tem cativado cada vez mais foliões.

Neste ano, o grupo vai ter o tema Jardim Elétrico, álbum da banda Os Mutantes, que projetou o nome da cantora paulistana. O cortejo será no dia 18 de fevereiro, em Pinheiros (zona oeste).


Endereço da página: