Folha de S. Paulo


Leda Nascimento Brito (1921-2017)

Mortes: Dona Leda, a primeira-dama do 'Jornal do Brasil'

Reprodução/Jornal do Brasil
Leda Nascimento Brito (1921-2017)
Leda Nascimento Brito (1921-2017)

Filha de uma família tradicional e herdeira do "Jornal do Brasil", Leda Nascimento Brito foi "a primeira-dama do JB" no período em que o jornal se consolidou como um dos principais veículos do país, por suas reformas inovadoras e sua resistência à ditadura militar.

"Ela conseguiu com muita elegância, sem ser jornalista, equilibrar a função que herdou", diz Alberto Dines, editor-chefe do diário de 1962 a 1973.

Filha de Maurina Dunshee de Abranches e enteada do conde Ernesto Pereira Carneiro, que havia comprado o "JB" em 1918, Leda viu sua mãe assumir a direção do jornal após a morte do conde, em 1954, e iniciar um processo de reformulação editorial e gráfica.

Dona Leda, como era conhecida, havia se casado em 1946 com Manoel Francisco do Nascimento Brito, com quem teve cinco filhos. Seu marido foi nomeado diretor-executivo do "JB" em 1956 e só se afastou do jornal em 2000, morrendo três anos depois, aos 80. Em 2001, sua família arrendou o título do jornal para o empresário Nelson Tanure e, em 2010, o "JB" deixou de ser impresso, existindo hoje apenas em versão on-line.

Católica e conservadora, Leda era uma mulher inteligente e com muita ascendência sobre o marido. "Sem interferir na Redação e com o poder das ações que tinha em seu nome, ela intermediava o comando efetivo do jornal", diz Dines.

Dona Leda morreu nesta quarta (25), aos 95 anos, em sua casa em Petrópolis. Seu enterro aconteceu no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: