Folha de S. Paulo


Sensação térmica chega a 48,3°C no Rio de Janeiro, segunda maior do ano

Eduardo Knapp-21.dez.2016/Folhapress
Rio de Janeiro registra sensação térmica de 48,3°C; calor deve continuar nos próximos dias
Rio de Janeiro registra sensação térmica de 48,3°C; calor deve continuar nos próximos dias

O município do Rio de Janeiro registrou nesta terça-feira (24) a segunda maior sensação térmica do ano, chegando a 48,3°C na estação do Alerta Rio, na Barra da Tijuca/Riocentro (zona oeste). O índice mais alto de 2017 foi 48,6ºC, registrado no dia 16, na estação Guaratiba, também na zona oeste.

Os 48,3°C desta terça foram registrados por volta das 16h, quando a temperatura real na estação Barra da Tijuca/Riocentro era de 36,9°C. A maior temperatura real do dia, porém, aconteceu mais cedo, às 13h45, na estação de Guaratiba.

Segundo a meteorologista Juliana Hermsdorff, do sistema Alerta Rio, da prefeitura, a sensação térmica é um cálculo feito com duas principais variantes das estações meteorológicas, que são temperatura e umidade. "Quanto maior for a temperatura e quanto maior for também a umidade do ar, maior vai ser a sensação térmica calculada", diz.

No início da noite, alguns pontos da cidade registrava chuva de intensidade moderada. Nas próximas horas, as áreas de instabilidade devem aumentar, provocando pancadas de chuva de moderada a forte em áreas isoladas do município.

O tempo não deve mudar no Rio nos próximos dias. Segundo o Alerta Rio, o sol aparece entre nuvens nesta quarta-feira (25), seguido de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. As temperaturas continuarão elevadas, com os termômetros marcando de 22°C a 38°C.


Endereço da página: