Folha de S. Paulo


Bexiga se une para retomar tradição do bolo gigante do aniversário de SP

Rubens Cavallari/Folhapress
A auxiliar técnico em enfermagem Aurea Caviquioli (à esq.), 62 anos, com a filha, Nádia Garcia, 40 anos; as duas planejam contribuir com bolo de cenoura
A auxiliar técnico em enfermagem Aurea Caviquioli (à esq.), 62, com a filha, Nádia Garcia, 40

No aniversário de 463 anos de São Paulo, na próxima quarta-feira (25), a capital paulista vai ganhar um presente especial. Voltará a ser homenageada com o tradicional bolo do Bexiga, celebração famosa que teve sua última edição em 2008. A festa acabou após ficar sem patrocinadores.

Decididos a mudar esse destino, e a trazer a celebração de volta, moradores e comerciantes da Bela Vista (região central), onde a festa ocorria desde 1986, se reuniram para confeccionar o bolo gigante, que costuma ser devorado em segundos.

Neste ano, o bolo comunitário depende da ajuda de voluntários. Quem quiser, pode doar um bolo de pão de ló ou de outro sabor que preferir. Não há regras. É o que fará o comerciante Segismundo Bruno, 69, que trabalha há 24 anos na rua 13 de Maio.

É a primeira vez que Bruno participa. Ele conta que vai confeccionar 11 formas de bolo, sendo cinco com produtos doados por ele mesmo, três produzidos com a ajuda da cantina Roperto e outros três com a colaboração do restaurante Itália Mia, todos da região. "É uma celebração bonita para a cidade. Muito bom poder participar de um evento dentro do bairro."

Nascida no Ceará, mas apaixonada por São Paulo, a comerciante Jacinta Lúcia, 33, vai levar um dos bolos recheados que vende em seu estabelecimento, ali mesmo no Bexiga. "É uma honra fazer parte dessa tradição."

INGREDIENTES

A auxiliar técnico em enfermagem Áurea Caviquioli, 62, ajudava na montagem do bolo desde os anos 1980 e agora está ansiosa por voltar a fazer parte dessa celebração. Desta vez, ela vai contar com a ajuda da filha, a jornalista Nádia Garcia, 40 anos, para preparar o doce. "Os ingredientes estão comprados. Vamos fazer um bolo de laranja com glacê ou com cobertura de chocolate."

Um dos idealizadores do bolo, o dono de cantinas Walter Taverna, 83 anos, se emociona ao falar do retorno da celebração que ele ajudou a manter. "É uma festa tão especial que ficou famosa no exterior. Bom ver de volta."

A expectativa dele é que o bolo chegue a ao menos 463 metros, a idade de São Paulo, como era a tradição. "Todos estão convidados a colaborar com um pedaço de bolo", finaliza Taverna.

A festa do "Bolo do Bixiga" volta sem patrocínio, mas terá cerca de 300 pessoas envolvidas na sua confecção. Uma mesa de 150 m vai abrigá-lo, segundo um dos idealizadores, o comerciante Walter Taverna, 83 anos.

"Recebíamos cartas do Japão, da Itália, dos EUA e de outros lugares perguntando do bolo. Não tem motivo para não mantermos essa tradição", diz a filha de Taverna, a comerciante Solange Taverna, 58 anos.

Há quem critique a iniciativa. "Dizem que é um desperdício enquanto muitos passam fome. Mas a ideia do bolo não é alimentar, e sim entreter e unir as pessoas em torno de uma tradição, em um bairro tão amado." A montagem do bolo, na rua Rui Barbosa, 300, começa às 9h da quarta-feira e, ao meio-dia, haverá o "corte". A segurança será reforçada para evitar acidentes. Quem quiser doar bolo, devem ir na hora da montagem.

"BOLO DO BIXIGA"

A festa do "Bolo do Bixiga" teve início em 25 de janeiro de 1986, quando São Paulo completou 432 anos. Na ocasião, o comerciante Armando Puglisi, o Armandinho do Bexiga, decidiu homenagear a cidade que acolheu milhares de italianos com um bolo que chegou a ter 1.800 m nas primeiras edições. A ideia era que a cada ano o bolo igualasse em metros a idade da cidade.

Inicialmente, a festa era feita pela comunidade. Depois ganhou patrocinadores. Armandinho morreu em 1994. Em 1996, seu parceiro na empreitada, o comerciante Walter Taverna passou a comandar a festa. O bolo entrou no Guinness Boosk (livro dos recordes) Em 2008, um programa de TV incitou uma guerra de bolos, o que afastou patrocinadores. Desde então, pedaços de bolo prontos eram dados por patrocinadores. Em 2015, o evento entrou no calendário oficial da cidade.

-

A história do bolo

1986 Primeiro bolo feito pela comunidade do bairro, em 25 de janeiro, celebra os 432 anos da capital paulista

1994 Morre Armando Puglisi, o Armandinho, um dos idealizadores da festa

1996 o comerciante Walter Taverna assume a organização da festa

2006 A buzina de uma bicicleta confunde o público e antecipa em 20 minutos o ataque ao bolo

2008 Última festa com o bolo gigante

2015 Evento entra para o calendário oficial da cidade por meio da lei Festa do Bolo do Bixiga

2017 Moradores e comerciantes se mobilizam para retomar a tradição de fazer o bolo gigante


Endereço da página:

Links no texto: