Folha de S. Paulo


Força Nacional encontra três túneis na penitenciária de Alcaçuz, no RN

Policiais da Força Nacional encontraram três túneis ao redor da penitenciária de Alcaçuz, entre este domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23), segundo a Secretaria da Segurança.

Um dos túneis estava camuflado com galhos de árvores, enquanto outro só foi descoberto após a forte chuva que caiu na região neste domingo levar parte da areia. A polícia não sabe se as escavações foram utilizadas para fuga durante as rebeliões.

Todos os túneis, de acordo com a secretaria, já foram fechados pelos próprios agentes de segurança.

A penitenciária registrou uma nova tentativa de fuga na madrugada desta segunda (23). Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, alguns detentos tentaram escapar pelo telhado de um dos alojamentos. Um agente penitenciário percebeu a movimentação e disparou em direção presos.

Os presos recuaram e voltaram para dentro do presídio. Um dos detentos foi atingido no braço. Ele foi socorrido e levado para o hospital Walfredo Gurgel, onde passa bem.

Ao menos 26 detentos morreram na última semana após presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e do Sindicado do Crime do Rio Grande do Norte se amotinarem e entrarem em confronto no sábado (14).

A rebelião foi motivada por uma briga nos pavilhões 4 e 5 do presídio envolvendo as facções após a invasão de um pavilhão por presos inimigos, o que deu início ao motim.

Na quinta (19), os detentos voltaram a se enfrentar. Policiais fizeram disparos com armas de munição não letal e armas comuns para tentar conter o confronto. Durante a semana, a prisão permaneceu sob o controle das facções, com presos amotinados exibindo facões e bandeiras de seus grupos em cima do telhado dos pavilhões.

No sábado (21), o governo do Rio Grande do Norte colocou contêineres dentro da prisão para separar presos das duas fações criminosas que circulavam livremente pelo presídio. Depois, o governo pretende construir um muro para separar definitivamente as duas facções.

A violência que se instalou em Alcaçuz atingiu também as ruas de Natal, com ônibus e carros queimados depois que presos do Sindicato do Crime foram transferidos do presídio. Na sexta, cerca de 650 homens do Exército chegaram a Natal para fazer policiamento ostensivo a fim de tentar conter o medo da população e a desordem.


Endereço da página:

Links no texto: