Folha de S. Paulo


Detentos circulam por telhados mesmo com PM em presídio do RN

Apesar da presença da Polícia Militar na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), na região metropolitana de Natal, os detentos seguem circulando livremente com armas, celulares e ocupando o telhado da prisão. Houve até um culto evangélico na manhã desta sexta-feira (20).

A PM entrou no presídio na noite desta quinta-feira (19) após mais um confronto entre as facções criminosas.

O conflito entre as facções PCC (Primeiro Comando da Capital) e Sindicato do Crime do RN já contabiliza 26 detentos mortos. Na manhã desta sexta, os presos promoveram um culto religioso.

Sem a presença de integrantes do PCC, que estariam separados em um dos pavilhões, os detentos utilizaram cadeiras de plástico, caixa de som, microfone e violão. A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) informou que o material é dos próprios presos.

vídeo

Do lado de fora de Alcaçuz era possível até mesmo ouvir os cânticos de louvor. O culto também teve leituras bíblicas. Depois disso, alguns presos voltaram a subir nos telhados e utilizaram telefones celulares livremente, já que os bloqueadores foram desativados. Do lado de fora, tudo era assistido por policiais militares da Força Nacional.

Agora, o Governo do Estado estuda a forma mais adequada para construir um muro separando os pavilhões da unidade, na tentativa de controlar a rebelião.

Detentos mortos em 2017


Endereço da página:

Links no texto: