Folha de S. Paulo


São Paulo já tem o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos cinco anos

Em apenas 18 dias, a cidade de São Paulo já tem o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos cinco anos. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foram 325 milímetros de chuva, maior acumulado desde 2011, quando as precipitações chegaram a 493,7 mm.

O grande volume de chuvas é comum nessa época do ano, por conta de um corredor de umidade que se forma do Norte em direção ao Sul. Neste ano, ele se encontra estacionado e é potencializado pela passagem de frentes frias, afirma a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet.

Entre os dias 15 e 16, a cidade chegou a registrar o dia mais chuvoso dos últimos 68 anos, com 115 mm em apenas 24 horas. Uma mulher morreu em Guarulhos, por conta dos temporais. Houve alagamentos e deslizamentos também em Osasco, Carapicuíba, Barueri, Franco da Rocha e Francisco Morato.

As chuvas deverão continuar acima da média no restante de janeiro e durante o mês de fevereiro, diminuindo apenas em março. Na tarde desta quarta, toda a cidade ficou em estado de atenção para alagamentos e algumas vias chegaram a ficar interditadas devido ao acúmulo de água.

Nos próximos dias, as temperaturas também devem ter uma pequena queda na capital paulista, com os termômetros variando de 19°C a 27°C nesta quinta (19). As pancadas de chuva continuam e devem ser mais intensas a partir da tarde, podendo se estender para a noite.

Rogerio de Santis - 29.dez.16/Futura Press/Folhapress
Pedestres correm sob a chuva no centro de São Paulo
Pedestres correm sob a chuva no centro de São Paulo

Endereço da página:

Links no texto: