Folha de S. Paulo


Veja perguntas e respostas sobre a febre amarela e a vacinação

O Ministério da Saúde já registrou casos suspeitos de febre amarela em quatro Estados e no Distrito Federal desde o início do ano.

Minas ainda concentra o maior número de registros, com 485 casos suspeitos em 39 municípios. Já os casos confirmados no Estado já totalizam 69, sendo que 38 evoluíram para óbitos.

Os outros Estados com casos em investigação são: Espírito Santo, Bahia e São Paulo.

Abaixo, entenda o que é a febre amarela e veja perguntas e respostas sobre a vacinação.

*

A doença

1. O que é a febre amarela?
Uma doença infecciosa transmitida pela picada de mosquitos infectados; não há transmissão direta de pessoa para pessoa.

2. Só existe um tipo?
Existem dois: silvestre e urbano. O silvestre ocorre em áreas rurais e de mata por meio de um ciclo que envolve macacos e mosquitos como o Haemagogus e o Sabethes –o homem é um hospedeiro acidental. Já no urbano, que não é registrado desde 1942 no Brasil, o homem é o único hospedeiro e a transmissão ocorre pelo Aedes aegypti.

3. Quais são os sintomas?
Na fase inicial, de três a cinco dias, o paciente tem febre, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço, perda de apetite, náuseas e vômitos. Já nas formas graves, podem ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele), hemorragias e insuficiência renal. Esses três fatores, somados, podem levar à morte.

4. Qual é o ciclo da doença?
O período de incubação varia entre 3 e 6 dias, em média, e o vírus fica no corpo humano por no máximo 7 dias (os sintomas só aparecem de 1 a 2 dias depois).

5. Como me prevenir?
A vacina é a principal forma de prevenção e controle.

6. Por que está se falando tanto no assunto ultimamente?
O número de casos confirmados da doença no Brasil disparou no início do ano –já é o maior surto desde o início do dados da série histórica do Ministério da Saúde, em 1980. Consequentemente, a procura por vacinação aumentou muito, gerando desabastecimento em algumas cidades. No dia 13, o governo de Minas decretou situação de emergência nas áreas afetadas.

MAIOR SURTO DA SÉRIE HISTÓRICA - Evolução dos casos de febre amarela confirmados no Brasil

7. Está havendo um surto?
O ministro Ricardo Barros evitou comentar a possibilidade de surto, mas admitiu que a situação gera alerta. Alguns especialistas, como o infectologista Artur Timerman, da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, discordam: "Segundo a OMS, um caso laboratorialmente confirmado de febre amarela já é considerado um surto."

8. O que pode ter feito com que casos da doença aumentassem?
Entre os fatores está a época do ano: em geral, o período de dezembro a maio é o de maior risco de transmissão, tanto pelas chuvas quanto pela época de viagens. Outro elemento que preocupa é a elevada infestação de Aedes aegypti no país, mosquito que pode transmitir o vírus caso ele volte à área urbana.

9. O que aconteceu no verão de 2007/2008?
Após casos de febre amarela em Goiás, com intensa cobertura da imprensa, houve uma corrida pela vacinação em todo o país. Como resultado, ocorreram seis mortes por reação grave à vacina –um número alto em relação à série histórica e relacionado, muito provavelmente, à quantidade de doses aplicadas em curto período.

FEBRE AMARELA - Casos notificados e confirmados da doença em 2017

*

A vacina

10. A vacina é 100% eficiente? É segura?
A eficácia chega a 90% e ela é bastante segura. Pode causar reações adversas, como qualquer medicamento, mas casos graves são raros. Dores no corpo, de cabeça e febre podem afetar entre 2% e 5% dos vacinados.

11. Ela dura quanto tempo?
Dez anos. Depois disso, uma segunda dose garante a imunização para o resto da vida. Para áreas epidêmicas, a OMS recomenda apenas uma dose (o contato com a doença cria anticorpos). A vacina começa a ser efetiva após dez dias da aplicação.

12. Quem deve se vacinar?
Pessoas que moram ou vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro das áreas de risco –quase toda a área do Brasil afastada do litoral é considerada de risco pelo Ministério da Saúde.

Municípios com notificações de febre amarela

13. A partir de quando um bebê pode se vacinar?
Quando a criança reside em áreas de risco, a partir dos seis meses de idade. Fora dessas situações, a partir dos nove meses.

14. E idosos, podem ser vacinados?
Testes mostram que pessoas com mais de 60 anos têm maior risco de sofrer efeitos colaterais graves na primeira vacinação. Por isso, é melhor procurar um médico antes de se vacinar.

15. Quem não pode tomar a vacina?
Gestantes, bebês com menos de seis meses, alérgicos a ovo e seus derivados e imunodeprimidos por doenças como câncer e Aids ou por tratamentos (como radioterapia). Pessoas com doenças autoimunes (como lúpus e artrite reumatoide) devem ser avaliadas caso a caso.

16. O que essas pessoas devem fazer?
Procurar orientação médica. Em caso de não ter como evitar a permanência em áreas silvestres, é recomendado reforçar o uso de repelentes.

17. Já tive febre amarela, preciso me vacinar?
Nos casos que evoluem para a cura, a infecção confere imunidade bastante duradoura.

18. Quais países pedem certificado de vacinação a brasileiros?
São 132 ao todo, a maioria na África e na parte menos desenvolvida da Ásia. Entre os destinos mais procurados estão África do Sul, Austrália, Bolívia, Bahamas, China, Equador, Egito, Índia, Indonésia, Paraguai e Tailândia. A lista completa é divulgada anualmente no site da OMS.

Fontes: Ministério da Saúde, OMS (Organização Mundial da Saúde) e o virologista Pedro Vasconcelos, diretor do laboratório Instituto Evandro Chagas

Tudo sobre: o mosquito


Endereço da página:

Links no texto: