Folha de S. Paulo


AM pede apoio da Força Nacional e cita 'limite físico e psicológico' de policiais

Após mais uma rebelião de presos que deixou ao menos quatro mortos em Manaus, o governador do Amazonas, José Melo (Pros), pediu ao governo federal o apoio da Força Nacional de Segurança.

No ofício encaminhado ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, Melo chega a citar que a situação no Estado está levando os servidores da área de segurança pública a "limites preocupantes" e diz que a nova rebelião motivou o pedido de auxílio da Força Nacional.

"O trabalho que está sendo feito desde o dia 1º de janeiro, não só no sistema prisional em si, mas ainda na busca incessante da captura dos foragidos e no aumento do policiamento investigativo e ostensivo nas ruas de Manaus e no interior do Estado, está levando os envolvidos (Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Inteligência) a limites preocupantes, do ponto vista físico e psicológico", diz o documento.

Ainda segundo o pedido de Melo, o envio da Força Nacional ao Amazonas "tem por finalidade o necessário apoio ao Sistema Prisional deste Estado, que se encontra em dificuldades financeiras em face da crise nacional, daí que os gastos correspondentes sejam arcados pelo Governo Federal".

Entre domingo (1) e sexta-feira (6) foram 93 presidiários assassinados em três penitenciárias de Manaus (AM) e de Boa Vista (RR), primeiro numa investida da facção criminosa FDN (Família do Norte) contra o PCC (Primeiro Comando da Capital) e, depois, em uma investida do PCC contra diversos presos sem ligação com a FDN ou outras facções.

Imgens aéreas mostram adeus às vítimas do massacre em Manaus


Endereço da página:

Links no texto: