Folha de S. Paulo


'Ou você muda daqui ou vou te matar', diz PM a vizinho em SP; veja vídeo

Abuso policial

Um casal de Bauru (a 329 km de São Paulo) registrou um boletim de ocorrência contra um policial militar por abuso de autoridade. Um vídeo gravado pela mulher [veja acima], que é professora, mostra o PM dentro da residência do casal intimidando o homem.

Em um trecho é possível ouvir o policial desafiando o profissional autônomo. "Você arruma uma arma e me espera aqui", diz. Em seguida, ameaça. "Ou você muda daqui, senão vou te matar."

De acordo com o boletim de ocorrência, o entrevero teve início na madrugada de segunda-feira (26), às 2h. O casal declarou que deixou um carrinho de supermercado em um terreno em frente à casa do policial, que teria dito que eles não poderiam fazê-lo. Perguntado sobre o motivo, respondeu que era porque estava mandando. O policial, que não estava fardado, teria então entrado em uma caminhonete e dito que aquilo "não iria ficar assim".

Já os momentos registrados em vídeo ocorreram, segundo o depoimento à Polícia Civil, na última terça (27), por volta das 14h, quando o policial entrou na residência do casal com dois outros colegas, todos fardados e sem mandado –como a mulher repete no vídeo.

Reprodução
Policial militar ameaça seu vizinho em Bauru (SP)
Policial militar ameaça seu vizinho em Bauru (SP)

O casal afirma que o policial ameaçou o homem dizendo que iria forjar tráfico de drogas ou porte ilegal de armas para prendê-lo –a mulher disse que os policiais chegaram a mostrar um pacote com drogas, mas que eles fecharam a janela quando ela tentou filmar.

Ao notar que a professora o filmava, o policial tenta tomar o celular dela, e a filha começa a chorar. O homem disse que foi defender a mulher, sendo em seguida agredido pelo policial com um tapa na orelha, o que não é possível de identificar pelo vídeo. À Polícia Civil, a mulher disse ainda que o policial ameaçou matá-los caso o vídeo se tornasse público.

Segundo a Polícia Civil de Bauru, foi instaurado inquérito para investigar a ocorrência, registrada como ameaça e abuso de autoridade. A PM foi notificada e o comando local apura o caso com auxílio da Corregedoria.


Endereço da página:

Links no texto: