Folha de S. Paulo


Justiça determina prisão de suspeitos pela morte de turista italiano no Rio

O Tribunal de Justiça do Rio determinou a prisão temporária por 30 dias de seis suspeitos do assassinato do turista italiano Roberto Bardella, 52, na última quinta-feira (8) em uma comunidade no bairro de Santa Teresa, região central do Rio.

Segundo a polícia, o autor do disparo que matou Bardella foi identificado como Rômulo Pontes Pinho, 22. Até agora, nove pessoas foram reconhecidas pelo também italiano Rino Polato, 59, que estava com a vítima no momento do crime.

Entre eles, está Claudio Augusto dos Santos, conhecido como Jiló, apontado como chefe do tráfico na região e que deixou a cadeia há 30 dias.

Reprodução/Facebook
Italianos durante passagem por Curitiba; Roberto Bardella (esq.) foi morto no Rio
Italianos durante passagem por Curitiba; Roberto Bardella (esq.) foi morto no Rio

Bardella e Polato eram primos e retornavam de um passeio de moto ao Cristo Redentor quando entraram em um dos acessos do morro dos Prazeres e foram atacados pelos criminosos.

Após a morte de Bardella, o primo foi obrigado a dar voltas na comunidade dentro de um carro com bandidos. Policiais da delegacia de homicídios dizem que, enquanto isso, os criminosos se comunicavam com Jiló para definir o destino do italiano.

De acordo com a polícia, Polato reconheceu os autores em um álbum de fotos com bandidos que costumam atacar na área. Há um menor de idade entre os reconhecidos.

Ao decidir pela prisão de seis suspeitos, a juíza Maria Izabel Pena Pieranti, do Plantão Judiciário do TJ, disse que o crime "evidencia a extrema vulnerabilidade dos cidadãos que aqui vivem ou por aqui passam" e ressaltou a escalada da violência na cidade.

"O evento ora versado e analisado não foi um episódio isolado. Ao contrário e, lamentavelmente, várias outras situações assemelhadas ocorreram nos últimos tempos. Em verdade, estão elas se tornando corriqueiras", escreveu.

Questionada se as buscas já haviam sido iniciadas, a polícia disse que não poderia dar mais informações sobre o caso sob risco de prejudicar as informações.


Endereço da página:

Links no texto: