Folha de S. Paulo


Jornalista e escritor Sérgio Rodrigues estreia coluna semanal na Folha

Bel Pedrosa/Divulgação
Jornalista e escritor Sérgio Rodrigues estreia nova coluna na Folha nesta quinta (8)
Jornalista e escritor Sérgio Rodrigues estreia nova coluna na Folha nesta quinta (8)

O jornalista e escritor Sérgio Rodrigues, 54, estreia nesta quinta-feira (8) uma nova coluna semanal no caderno "Cotidiano" da Folha. De forma lúdica, ele pretende discutir a língua portuguesa e o seu uso no dia a dia.

"A ideia é usar toda a liberdade que uma crônica envolve, mas tendo sempre como foco alguma questão de língua, de linguagem, de palavras, do jeito de falar, do jeito de escrever, palavras da moda", afirma Rodrigues.

Jornalista desde a década de 1980, ele passou por "Jornal do Brasil", "O Globo" e Folha, além de "Veja" e TV Globo, com a abordagem de diferentes assuntos.

No ano 2000, ele lançou seu primeiro livro de ficção: "O Homem que Matou o Escritor" (Objetiva). Vieram depois, entre outros, "Elza, a Garota" (Nova Fronteira, 2009), que ganhou edição portuguesa e americana; e "O Drible" (Cia. das Letras, 2013), traduzido para espanhol, francês e dinamarquês e vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom –atual prêmio Oceanos– no ano de 2014.

No livro mais recente, "Viva a Língua Portuguesa!" (Cia. das Letras), publicado há três meses, Rodrigues aborda justamente o uso do idioma, após uma década e meia de experiência também como consultor linguístico.

"A coluna tem a ver com esse trabalho, mas não é exatamente a mesma coisa. Ela será um pouco mais livre. Não será um consultório gramatical nem uma aula de português. Nada impede que as pessoas aprendam com ela, mas a ideia é fazer uma coisa mais lúdica. A ideia é fazer uma crítica cultural, mas por intermédio da língua e da linguagem", afirma o escritor.

O professor Pasquale Cipro Neto, que escrevia no caderno "Cotidiano" às quintas-feiras, continuará a fazer colaborações para o jornal.


Endereço da página: