Folha de S. Paulo


Roubos no Estado de SP crescem pelo nono mês consecutivo, diz governo

Daniel Guimarães - 15.mar.2015/Folhapress
Carros da PM durante operação na zona oeste de São Paulo
Carros da PM durante operação na zona oeste de São Paulo

Os casos de roubo tiveram alta pelo nono mês consecutivo no Estado de São Paulo, mostram dados da Secretaria da Segurança Pública divulgados nesta sexta-feira (25).

Ao todo, foram 27.787 casos registrados em outubro deste ano, o que corresponde a um aumento de 2,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, já são 270.535 casos –6% mais que os 254.782 do ano passado.

Já na capital, os roubos saltaram de 13.719, em outubro de 2015, para 14.177, no mesmo mês deste ano, o que significa aumento de 3,34%.

Apesar dos números, o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, diz estar verificando "o começo de uma redução desse crime". Isso porque no mês passado, os dados apontavam aumento percentual ainda maior: de 10% no Estado e de 12,3% na capital.

Os roubos de carga sequem a mesma tendência, segundo o secretário. Apesar do crescimento de 22% desse tipo de crime no Estado e de 21,58% na capital, os percentuais são menores do que nos meses anteriores. No caso do Estado eles foram de 38% em setembro e de 59,56% em agosto.

"Isso é resultado da ação policial. Só nessa noite, o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prendei oito ladrões de carga", afirma o secretário.

Roubos -

Furtos -

HOMICÍDIOS

Os homicídios tiveram um crescimento de 10,2% em outubro, chegando a 355 vítimas no Estado. Na cidade, porém, houve uma queda de 13,7%, totalizando 63 mortes. Segundo o secretário, é difícil analisar o que leva ao crescimento ou diminuição dos índices de homicídio. "Uma briga de repente vira um homicídio múltiplo", afirma ele.

Na capital paulista, esse é o décimo mês consecutivo de queda desse tipo de crime. No acumulado do ano, são 724 mortes na cidade de São Paulo, contra 868 registrados no mesmo período de 2015 –queda de 16,6%.

ESTUPRO

Os casos de estupro também tiveram um aumento acentuado no mês de outubro na capital paulista. Segundo os dados da secretaria, foram 239 casos, o que corresponde a um aumento de 29,9% em relação a outubro de 2015. No Estado, porém, o número ficou próximo da estabilidade, com aumento de 1,5%.

"A estabilidade dos casos de estupro não representa uma tendência de queda. A gente está observando é que esse número de estupros vem crescendo nesse último ano, as vítimas desses crimes estão, corretamente, notificando. Há esse movimento", afirmou o secretario.

Segundo ele, está sendo estudada a criação de uma nova DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) com funcionamento 24 horas na capital paulista. A primeira foi inaugurada em agosto, na região da Sé (centro), e a segunda deverá operar no extremo sul da cidade.

Estatísticas da violência


Endereço da página:

Links no texto: