Folha de S. Paulo


Após falha, Consulado dos EUA em SP volta a atender nesta terça

Marco Ambrosio-21.nov.2016/FramePhoto
Sao Paulo,SP - 21/11/2016 - Uma enorme fila e vista na manha desta segunda feira,21 em frente ao Consulado dos Estados Unidos no bairro do Brooklim, zona sul da cidade, o sistema de emissao de passaportes e vistos nao esta funcionando e pessoas que necessitam do servico aguardam no sol e calor.Foto: Marco Ambrosio/FramePhoto *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Fila na porta do Consulado dos EUA em SP, após falha no sistema de emissão de vistos

Após uma falha no sistema que emite vistos para os Estados Unidos, o atendimento voltou ao normal nesta terça-feira (22) no consulado americano em São Paulo, na zona sul de São Paulo.

De acordo com o consulado, o sistema voltou a funcionar no final da tarde desta segunda (21), mas não foi possível realizar nenhum atendimento. As entrevistas para retirada de visto são realizadas das 7h30 às 15h30.

Dezenas de pessoas permaneceram nesta segunda em frente à entrada do consulado na expectativa de conseguirem realizar a entrevista. O consulado informou que a falha afetou a conectividade com a internet o que impossibilitou a emissão de passaportes e vistos americanos, além de outros serviços consulares.

"Pedimos desculpas pelo inconveniente. Estamos trabalhando urgentemente para corrigir o problema e restaurar a funcionalidade completa, mas sem previsão", informou o consulado em sua conta na rede social.

Os solicitantes que tinham entrevista marcada para esta segunda devem reagendar o compromisso no site do departamento americano.

RECUSA DE VISTO A BRASILEIROS

O índice de rejeição de vistos dos EUA para turistas brasileiros deve ficar em pouco mais de 15% este ano, quase o triplo de 2015 (5,36%) e quíntuplo (3,2%) de 2014, segundo apurou a Folha –os números absolutos não foram divulgados.

A crise econômica brasileira e a percepção de que um número maior de brasileiros pretende emigrar ilegalmente seriam os motivos para a alta das recusas. Os índices serão apresentados na próxima segunda-feira (28). A embaixada americana não quis comentar as informações obtidas pela reportagem.


Endereço da página:

Links no texto: