Folha de S. Paulo


Após 26 horas, Metrô de SP anuncia conserto de linha sem revelar falha

O Metrô de São Paulo anunciou na tarde desta quinta-feira (10) que corrigiu, após 26 horas, a falha na linha 3-vermelha que deixou trens com velocidade reduzida, filas extensas nas estações, longo tempo de espera para embarcar e vagões superlotados.

A empresa, contudo, não informa qual foi exatamente a falha. Apenas diz, em nota, que "a causa deste incidente notável será apurada por uma comissão de especialistas".

Os problemas começaram por volta das 14h30 de quarta-feira (9), quando o sistema de sinalização apresentou falhas entre as estações Belém e Pedro II –e isso é tudo o que o Metrô informa. Funcionários nas estações relataram que esse sistema fica nos trilhos, e que a circulação dos trens atrasou ainda mais porque a falha era analisada enquanto a linha operava.

O Metrô, ligado à gestão Geraldo Alckmin (PSDB), diz que equipes foram acionadas e "trabalharam de forma ininterrupta" durante a madrugada e mesmo no intervalo entre os trens já na manhã e tarde desta quinta-feira. A falha foi resolvida às 16h38 desta quinta, diz a empresa.

O caos se instalou na linha vermelha nesta quarta próximo do horário de pico. O Metrô diz que nenhuma estação foi fechada, mas a reportagem presenciou, por volta das 19h, todos os acessos da estação República (na região central de São Paulo) bloqueados e viu centenas de usuários serem impedidos de entrar pelos seguranças.

"Para manter a segurança dos usuários foi feito controle do fluxo de entrada em todas as estações para evitar aglomerações nas plataformas", diz a companhia.

A estação Anhangabaú (também no Centro) não chegou a ter os portões fechados, mas as catracas foram bloqueadas por um longo tempo, formando filas extensas até tarde da noite. As plataformas de embarque também estavam lotadas.

Na manhã desta quinta, o cenário ainda era o mesmo. Com parada mais longa nas estações, os trens ficavam minutos com a porta aberta e passageiros relataram demorar horas para fazer percursos que costumam durar minutos. O cenário era pior ainda nas estações que concentram outras linhas da CPTM, como a do Brás (zona leste).

Problema na linha 3-vermelha do Metrô de SP


Endereço da página:

Links no texto: