Folha de S. Paulo


Em Brasília, vaqueiros usam cavalos em manifestação a favor da vaquejada

Com carros de som e cerca de 1.500 cavalos, mais de 5.000 vaqueiros se reuniram em Brasília nesta terça-feira (25) para um ato a favor da vaquejada. Eles negam as acusações de que a prática seja prejudicial aos animais.

Os manifestantes começaram a se reunir na madrugada desta terça e fizeram apresentações no gramado em frente à Esplanada dos Ministérios. De acordo com a Polícia Militar de Brasília, a manifestação transcorre pacificamente.

A mobilização foi organizada pela ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada) e pela a ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha). Segundo a ABQM, foram reunidos vaqueiros de todas as regiões do país.

LEGALIZAÇÃO

Nesta terça-feira, a ABVAQ e a ABQM divulgaram um manifesto defendendo a legalização da vaquejada no Brasil. O texto foi publicado em jornais do país. As associações propõem um diálogo com a sociedade, em especial com ativistas de defesa dos animais, para elaborar regulamentações pelo bem-estar dos bichos.

"Nossa prática é a vaquejada que obedece regras e proíbe qualquer tipo de mau trato e agressão", diz o texto.

No último dia 6, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu contra uma lei que regulamentava a vaquejada no Ceará –e, na prática, a proibiu. "São manifestações extremamente agressivas contra os animais", justificou a presidente do STF, Carmen Lúcia, dizendo-se contrária à modalidade.

A prática consiste numa corrida entre dois vaqueiros montados a cavalo que têm como objetivo perseguir e derrubar um boi puxando-o pela cauda numa pista de areia com 100 m de comprimento.

As associações afirmam que a atividade é "típica da vida rural" e que o fim dela traria problemas para a economia. "São mais de 700 mil pessoas e suas famílias, que tiram seu sustento das vaquejadas no Brasil e engrossarão, caso a proibição da prática se confirme, a legião dos já mais de 12 milhões de desempregados no país.

Segundo a ABVAQ, são realizados anualmente cerca de 4.000 eventos no país, sobretudo no Nordeste. Os prêmios para os vencedores chegam a R$ 300 mil.

Junot Lacet Filho-3.mai.2015/Jornal da Paraíba
Vaquejada no Parque Haras Ivandro Cunha Lima, em Campina Grande, Paraíba
Vaquejada no Parque Haras Ivandro Cunha Lima, em Campina Grande, Paraíba

Após decisão do STF, foram realizados protestos em nove Estados e no Distrito Federal em apoio à vaquejada. Em Brasília, criadores de gado levaram cavalos à Esplanada dos Ministérios.

Nascida no sertão nordestino, a vaquejada é frequentemente criticada por entidades defensoras dos animais e deram origem a diversas ações judiciais no país.


Endereço da página:

Links no texto: