Folha de S. Paulo


Secretário de Segurança do Rio troca comandante da PM no 1º dia no cargo

Reprodução/Twitter SegurancaRJ
Subsecretário Roberto Sá recebe a Medalha Flávio Duarte por dedicação ao processo de pacificação
Subsecretário Roberto Sá recebe a Medalha Flávio Duarte por dedicação ao processo de pacificação

Horas depois de tomar posse, na tarde desta segunda-feira (17), o novo secretário estadual da Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Sá , anunciou a troca no comando da Polícia Militar em nota oficial.

Deixa o comando da PM o coronel Edison Duarte dos Santos Júnior, no cargo desde janeiro deste ano. Ele será substituído pelo também coronel Wolney Dias Ferreira, 55, que estava na reserva. Durante sua carreira, Ferreira foi corregedor da PM e comandou batalhões.

Sá assumiu a Seseg seis dias depois de o agora ex-secretário José Mariano Beltrame pedir demissão do cargo.

No dia seguinte, foi a vez de o chefe de Polícia Civil do Rio, Fernando Veloso, anunciar sua saída. Veloso já havia anunciado que deixaria o cargo, que ele ocupava desde janeiro de 2014. Para o seu lugar, Sá nomeou o delegado Carlos Augusto Neto Leba.

GESTÃO BELTRAME - Secretário comandava pasta de segurança do Rio desde 2007

Leba começou na polícia como detetive, em 1987. Dez anos depois, tornou-se delegado. Coordenou projetos, a Polícia Técnico-Científica, foi diretor da Academia de Polícia Sylvio Terra e chefiou a Divisão Antissequestro. Em 2002, se tornou subsecretário de Planejamento e Integração Operacional na Secretaria de Segurança. Antes da nomeação para a chefia da Polícia Civil, era delegado do 1ª Departamento de Polícia de Área.

CONTINUIDADE

Em pronunciamento à imprensa na tarde desta segunda, Roberto Sá declarou que vai manter a redução de homicídios como prioridade da política de segurança. Com a principal marca da gestão de Beltrame, a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em crise, o novo secretário defendeu o programa e disse que irá mantê-lo, mas com "ajustes".

"A UPP é um projeto exitoso. [A partir de agora] terá um olhar mais atento e apurado. São necessidades das UPPs que vamos ver com monitoramento, como realocação de recursos, que independe de dinheiro", disse, em referência indireta à crise financeira que assola o Estado do Rio e afeta a segurança. A dívida da secretaria é de cerca de R$ 1 bilhão.

Taxas sob gestão Beltrame

BALANÇO DA GESTÃO -

-

MOMENTOS-CHAVE

Jan.2007 Assume o cargo de secretário de Segurança

Jun.2007 Operação no Complexo do Alemão mata 19 supostos traficantes; Estado registra recorde de mortos em confronto

Dez.2008 Polícia ocupa o morro Dona Marta, na zona sul, onde seria criada meses depois a 1ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora)

Nov.2010 Após uma série de ataques do tráfico, polícia ocupa o Complexo do Alemão com apoio do Exército

Jul.2013 Em uma das maiores crises enfrentadas por Beltrame, o pedreiro Amarildo de Souza desaparece após ser detido por policiais da UPP da Rocinha

Em seu primeiro dia no cargo, o novo secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, anunciou, em nota oficial, trocas no comando da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Com informações do UOL


Endereço da página:

Links no texto: