Folha de S. Paulo


Novatas eleitas após protestos de rua vão para a Câmara em lados opostos

Marcus Leoni/Zanone Fraissat/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 04.10.16 13h Samia Bonfim acaba de se eleger vereadora pelo PSOL. Ela atuou no movimento estudantil na USP e hoje, trabalha como servidora da universidade. Fez parte da Bancada Ativista, um dos grupos que organizou protestos contra o presidente Temer. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)///SAO PAULO, SP, BRASIL, 07-10-2016 : Perfil de Janaina Lima, que era do Movimento Vem Para a Rua e foi eleita vereadora de SP. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO FOLHA****
Sâmia Bonfim e Janaína Lima, vereadoras novatas eleitas em São Paulo após protestos de rua

A servidora da USP Sâmia Bonfim, 27, e a advogada Janaína Lima, 32, eleitas vereadoras de São Paulo, têm algo em comum: ambas ficaram conhecidas em protestos de rua. Seus discursos e posicionamentos políticos, porém, são distintos.

Sâmia, do PSOL, é feminista, sindicalista e socialista. Já ocupou a reitoria da USP, onde se formou em letras, e hoje trabalha como servidora concursada. Participou de atos contra a alta nas tarifas do transporte e organizou protestos contra o projeto de lei de Eduardo Cunha que criava empecilhos para o abordo legal.

"Geralmente a instituição é sua inimiga. De repente me vejo lá dentro [da Câmara]. Ainda estou tentando entender", diz.

Ao contrário de Sâmia, Janaína, do Partido Novo, não se considera feminista. Ela, que diz ter gostado da eleição de João Doria (PSDB), pretende cortar gastos e levantar as bandeiras da educação e do empreendedorismo.

"Vou cortar 50% da minha verba. Mostrar que é possível fazer mais com menos, acabando com privilégios e mordomias", afirma.

MULHERES NA CÂMARA

A partir de 2017, a Casa terá 20% dos assentos ocupados por mulheres –as 5 atuais representam 9%, enquanto a população feminina na cidade é de 52,5%.

A mais votada entre as vereadoras de São Paulo foi a tucana Patrícia Bezerra, com mais de 45 mil votos. O partido do futuro prefeito, João Doria (PSDB), elegeu 3 vereadoras –todas evangélicas.

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA PARA 2017 - Número de vereadores eleitos por partido

COMPOSIÇÃO ATUAL DA CÂMARA - Número de vereadores eleitos por partido

ELEITOS PARA A CÂMARA EM 2012 - Número de vereadores eleitos por partido


Endereço da página:

Links no texto: