Folha de S. Paulo


Santuário de Aparecida (SP) ganha sala de cinema 3D sem óculos especiais

Divulgação
Bastidores do filme
Bastidores do filme "A História de Nossa Senhora Aparecida", com cenas gravadas em Cotia (SP)

O Santuário Nacional de Aparecida vai inaugurar neste sábado (8) um cinema 3D que dispensa o uso de óculos e cria efeitos holográficos para o público.

A promessa é colocar o espectador ao lado de personagens que fazem parte da história da santa, como os pescadores que acharam a imagem no rio Paraíba ou o escravo Zacarias, libertado por um milagre atribuído a ela.

Produzido exclusivamente para a nova sala, o filme "A História de Nossa Senhora Aparecida" tem duração de 15 minutos e foi dirigido por Del Rangel, conhecido pela minissérie Os Maias.

O efeito holográfico é criado por dez projetores a laser que lançam imagens simultâneas para cinco telas especiais, estrategicamente dispostas, integrando os personagens ao ambiente.

A tecnologia utilizada é semelhante à da festa de abertura da Rio-2016, segundo Danilo Santos, gerente do Memorial da Devoção, onde a sala está instalada.

Divulgação
Bastidores do filme
Bastidores do filme "A História de Nossa Senhora Aparecida", com cenas gravadas em Cotia (SP)

"[A tecnologia] permite que o público faça realmente uma imersão na história de Nossa Senhora Aparecida, que começou há quase 300 anos. Temos certeza que os devotos vão ficar impressionados e emocionados", afirmou Santos.

ESTRUTURA

O Cine Padroeira ocupa uma área de 315 metros quadrados e tem capacidade para 150 pessoas. Ele foi construído por uma parceria entre o Santuário e o Grupo Dreams, responsável pelo Museu de Cera, inaugurado no local em março.

O valor do investimento e a expectativa de faturamento não foram revelados. O ingresso vai custar R$ 24.

PRODUÇÃO

Do roteiro até a edição, o filme levou pouco mais de sete meses para a conclusão. As imagens externas foram gravadas na cidade de Cotia, em uma estação de tratamento de água da Sabesp.

Divulgação
Bastidores do filme
Bastidores do filme "A História de Nossa Senhora Aparecida", com cenas gravadas em Cotia (SP)

A locação foi escolhida por ser similar ao local onde a santa foi achada, em 1717, e livres de fios e postes. O projeto foi idealizado pelo engenheiro Alfonso Aurin, que trabalhou por 25 anos no SBT e há 12 anos implantou a TV Aparecida, e desde então é consultor do santuário.

Inspirado em sala de projeção do centro mariano de Nazaré, em Israel, o Cine Padroeira começou a ser planejado há cerca de três anos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

As duas basílicas erguidas em homenagem a Aparecida foram reconstruídas em computação gráfica. "Fizemos a modelagem da basílica velha a partir de fotos antigas e pesquisa. Mostramos também as etapas da construção da basílica nova", disse Aurin. Segundo o engenheiro, a pesquisa também foi importante para criação dos figurinos, construção da linguagem e cenários.

A produção conta ainda com fotografia de Rodrigo Carvalho e na trilha sonora, a canção "Romaria", do compositor Renato Teixeira. No feriado da padroeira, dia 12, são esperados 163 mil fieis. Pela primeira vez no local, o tenor italiano Andrea Bocelli vai se apresentar gratuitamente no dia 15 em uma área externa no santuário. Outros shows também foram programados no mês, de Sérgio Reis, Renato Teixeira e Rio Negro e Solimões.

-

SERVIÇO

Cine Padroeira
Endereço: Anexo Memorial da Devoção, no pátio do Santuário Nacional, à avenida Dr. Júlio Prestes - Ponte Alta, Aparecida
Horário: De segunda à sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados, das 8h às 19h, e aos domingos e feriados, das 7h às 18h
Ingresso: R$ 24. Idosos, estudantes e crianças entre 6 e 12 anos pagam meia entrada. Grátis para crianças de até cinco anos.


Endereço da página: