Folha de S. Paulo


Eleito contra 'indústria da multa', vereador novato apoiou de Maluf a PT

A constatação "vivo e respiro o trânsito de São Paulo" torna-se positiva quando enunciada por Camilo Cristófaro Martins Junior, 55, que articula suas ideias num tom habitualmente descomedido.

Cristófaro (variante de Cristóvão, padroeiro dos motoristas), o Camilinho (PSB), dono de uma coleção de 17 Fuscas, elegeu-se vereador de São Paulo com o discurso contra a "indústria da multa". "Quero que os condutores sejam punidos, não extorquidos."

Do trânsito, fez eleitores. Com vídeos publicados no Facebook em que registra –ora falando alto, ora gritando– as "pegadinhas" fiscais do trânsito paulistano, conseguiu quase 54 mil seguidores. Com 29,6 mil votos, será um dos 22 novos vereadores de SP.

Mas os corredores da Casa não lhe serão estranhos. Advogado paulistano nascido no Ipiranga (zona sul), teve diversas passagens pela vida pública em cargos nomeados.

Fundou a Juventude Janista aos 18 anos. Mais tarde, foi nomeado por Jânio Quadros a oficial de gabinete da prefeitura. Era "sempre muito agitado", segundo reportagem desta Folha de 1986.

Ao definir seu candidato à Presidência em 1989, disse que Paulo Maluf tinha "competência, autoridade e carisma". Maluf o nomeou para a superintendência da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em 1993, já na prefeitura. Hoje, o ex-prefeito retribui os afagos: "Camilinho é um homem correto, rapaz muito esperto, tenho uma bela imagem dele". Já o vereador eleito só se lembra do dia em que romperam.

Sentado em um escritório nos Jardins (zona oeste) nesta quarta (5), declara: "Não me esqueço: 18 de novembro de 1995". A data, porém, não marcou Maluf. "Brigamos? Já briguei com tanta gente. Mais um, menos um, não importa."

Depois de Maluf, Camilinho conta ter passado pela gestão Pitta (foi presidente da CET durante um mês) e Marta Suplicy (diretor da Prodam, Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo). Tornou-se chefe de gabinete da presidência da Câmara nas gestões de Antonio Carlos Rodrigues (PR), de 2007 a 2010, e de José Américo (PT), em 2013-14.

Camilinho é conhecido na Câmara como alguém que chega cedo e vai embora tarde, e tem alterações de humor.

Para José Américo, secretário de relações governamentais da gestão Haddad (PT), "ele sempre foi interessado pelo trânsito e sempre sonhou em ser candidato".

Como se estivesse brincando com uma sopa de letrinhas, Camilinho cita os partidos a que pertenceu: PFL, PL (que virou PR), PT e, agora, PSB. No PT, diz ter ficado por oito meses: filiou-se durante a campanha de Fernando Haddad à prefeitura, em 2012, à espera de um cargo que teria sido prometido a ele. Por meio de sua assessoria, Haddad nega promessas.

Camilinho justifica as trocas de partido dizendo que as legendas são como "arcas de Noé, aceitam tudo", adaptando frase atribuída a Jânio. "Se [o prefeito eleito João] Doria pensa que vou obedecê-lo, está enganado. Sou leal do lado em que estou, e agora estou independente." O PSB pertence à coligação de Doria.

Na Câmara, Camilinho quer apresentar projetos introduzindo lombadas eletrônicas no lugar de alguns radares de São Paulo e Zona Azul onde há certas faixas de ônibus, fora do horário de pico, e escalonada (permitindo que o motorista pague por 15 minutos).

"Ele prometeu fazer banheiro no ponto para nós, taxistas. Se falou, tem que cumprir", diz Djair Marangone, 63, que trabalha na Chácara Klabin, onde Camilinho mora. "Mora? Ele é dono do bairro", diz outro taxista, que não quis ser identificado. Ali, moradores se dividem entre elogios ao vereador eleito e medo de seu gênio explosivo.

Em outubro, ele fez promessas no Facebook: "MEU SALÁRIO DOAREI A DUAS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE, VEÍCULO OFICIAL NÃO QUERO POIS TENHO MEU PRÓPRIO CARRO", escreveu, em caixa alta –sua etiqueta on-line reflete a da vida real.

Quando é contestado por usuários, costuma reagir com agressividade.

Em um caso, chegou a enviar o endereço de um rapaz que comentara em sua página: "Você se arrumou um tormento, vou te visitar, meu amigo". Questionado pela reportagem sobre a mensagem, afirmou: "Você é que está dizendo que é uma ameaça".

Em outra ocasião, em resposta a um comentário, perguntou: "O que o sr. veio fazer da China no meu país?". O usuário respondeu: "Camilo, sou eu, trabalhamos juntos". Questionado pela Folha, disse que "queria que todos eles voltassem para a China".

A Folha mostrou uma imagem em que um carro dele aparece estacionado ocupando duas vagas. "Quem disse que esse carro é meu?", questionou. O carro, um Beetle, pertence ao vereador eleito.

Em seguida, Camilinho encerrou a entrevista. "Por que interessa a minha vida privada? Só serei homem público a partir de 1º de janeiro", afirmou. "E até lá posso ter a candidatura cassada."

*

Raio-X: Camilo Cristófaro

Profissão: Advogado

Carreira: Janista, superintendente da CET na gestão Maluf e chefe de gabinete da presidência da Câmara nas gestões de Antonio Carlos Rodrigues (PR) e de José Américo (PT)

Votos recebidos: 29,6 mil (36ª posição)

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA PARA 2017 - Número de vereadores eleitos por partido

COMPOSIÇÃO ATUAL DA CÂMARA - Número de vereadores eleitos por partido

ELEITOS PARA A CÂMARA EM 2012 - Número de vereadores eleitos por partido


Endereço da página:

Links no texto: