Folha de S. Paulo


Bebê com microcefalia associada ao vírus da zika morre no Texas (EUA)

Picture-Alliance/Associated Press/F. Dana
Mosquito _Aedes aegypti_, transmissor do vírus da zika
Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika

Um bebê morreu em Houston, no Texas (EUA), por complicações de uma microcefalia associada ao vírus da zika, informaram autoridades americanas de saúde nesta terça-feira (9).

A criança morreu pouco depois de nascer, se tornando a primeira vítima do vírus no Texas, anunciou o delegado estadual dos Serviços de Saúde, John Hellerstedt.

A mãe da criança tinha viajado quando estava grávida à América Latina, onde foi provavelmente infectada pelo vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. Exames confirmaram que o bebê tinha microcefalia relacionada com a doença da mãe.

Zika e microcefalia

O Estado do Texas contabiliza quase cem casos da zika, além de dois bebês com microcefalia associada ao vírus no condado de Harris. Em todos os casos, o vírus foi contraído no exterior.

Na semana passada, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos EUA, incluiu o sul da Flórida na lista de destinos onde há risco de contrair o vírus da zika. Nesta terça, o governo anunciou que os casos de transmissão local aumentaram para 21, com o registro de quatro novas infecções em dois bairros turísticos de Miami.

"A cada dia que passa, e o Congresso e o presidente não chegam a um acordo, nossa resposta nacional à zika fica dificultada. Isto não só é um problema que nos afeta aqui na Flórida, é uma questão nacional", criticou o governador da Flórida, Rick Scott.

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


Endereço da página:

Links no texto: