Folha de S. Paulo


7 em cada 10 apoiam Uber em SP, aponta Datafolha; táxi é bem avaliado

Moacyr Lopes Júnior/Folhapress
Taxistas bloqueiam o viaduto do Chá, na região central de SP, em protesto contra proposta de regulamentar o Uber na capital paulista
Taxistas bloqueiam o viaduto do Chá, na região central de SP, em protesto contra Uber

O serviço do Uber, aplicativo que conecta motoristas particulares a passageiros, é defendido por sete em cada dez moradores da cidade de São Paulo, segundo a mais recente pesquisa Datafolha.

Por outro lado, a categoria mais afetada pela empresa americana, os taxistas, também têm seu trabalho bem avaliado –já que 65% dos usuários de táxi dizem considerar esses serviços ótimos ou bons, 24%, regulares, e 10%, ruins ou péssimos.

O levantamento foi realizado nos dias 12 e 13 de julho, cerca de dois meses após a liberação, pela gestão Fernando Haddad (PT), desses aplicativos de transporte –mercado que hoje tem concorrentes do Uber, como Cabify (espanhol) e WillGo (indiano).

A pesquisa dá a dimensão de como a atividade do Uber está difundida na capital paulista: 81% da população conhece esse serviço, que já foi utilizado por 27% do total.

De modo geral, 69% dos paulistanos são a favor das atividades do Uber, ante 17% que são contrários e 8%, indiferentes –demais não souberam responder.

Opinião sobre o Uber em São Paulo - Maioria aprova aplicativo que conecta motoristas a passageiros

Assim como em outras cidades do mundo e do restante do país, a chegada do Uber em São Paulo foi alvo de resistência e protestos violentos de taxistas, com episódios de depredação e ataques a carros e até a passageiros.

Os taxistas, que dispõem de alvará fornecido pelo poder público em quantidade limitada, alegam que a atividade representa concorrência desleal, já que os serviços não contam com as mesmas exigências dos taxistas –como vistorias e taxas municipais.

Por outro lado, defensores do Uber e de outros aplicativos argumentam que os taxistas dispõem de outros benefícios, como isenção de imposto na aquisição do carro.

Parte do grupo pró-Uber avalia que esse aplicativo cresceu devido à prestação ruim de serviço pelos taxistas, mas a pesquisa Datafolha aponta mais satisfação do que insatisfação com os táxis.

Mesmo diante do crescimento do aplicativo concorrente, 39% dos paulistanos dizem que ainda costumam utilizar os táxis –e, dentre esses, dois terços elogiam a qualidade dos serviços.

Avaliação dos táxis em São Paulo - Entre 39% que já usaram o serviço

A taxa de aprovação do serviço do Uber, porém, é superior –no universo de usuários, 93% consideram ótimo ou bom, 2%, regular, e outros 2%, ruim ou péssimo.

As maiores taxas de utilização do aplicativo foram registradas entre os jovens de 16 a 24 anos (41%), moradores com ensino superior (48%) e entre os mais ricos (61% dos que ganham mais de dez salários mínimos).

Quem diz já ter usado o Uber, por região da cidade - Em %

ANO ELEITORAL

Criada em 1969, a categoria dos taxistas teve seu domínio ameaçado a partir do fim de 2014, quando os carros do Uber começaram a atuar em São Paulo –parte do tempo de forma ilegal, sendo alvo de apreensões, parte apoiada por medidas judiciais temporárias.

Em 2015, um projeto aprovado na Câmara barrou a atuação do aplicativo. Haddad sancionou a lei, mas, a partir de uma brecha, decidiu levar adiante um projeto que regulamentava essa plataforma.

Como os vereadores barraram, Haddad decidiu fazer a regulamentação, por decreto, neste ano eleitoral. Ao mesmo tempo, criou benefícios aos táxis, como permissão para usar corredores de ônibus à esquerda mesmo nos picos, desde que com passageiros.

O Datafolha aponta que só 14% dos moradores aprovam a gestão de Haddad, número mais baixo do mandato.

Avaliação da gestão Haddad - Em %


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